terça-feira, 21 de julho de 2015

Recriação Histórica Comemorativa dos 207 Anos da Batalha do Vimeiro - dias 17 a 19 de julho de 2015


Caríssimos(as),

Graças, uma vez mais, à colaboração da nossa amiga Paula Ferreira, venho trazer-vos mais um conjunto de excelentes imagens, relativas a mais um evento que contou com a participação do GRHMA.

Fica, mais uma vez, demonstrada a dedicação que todos os nossos elementos dispensam a esta "causa", uma vez que, apesar de no passado fim de semana termos realizado uma deslocação longa e desgastante a França, ainda assim existiu um grupo considerável de voluntários disponível para participar neste evento, abdicando assim de um período de descanso e de convívio familiar em prol do grupo.

Bem haja a todos!


Aqui podemos ver alguns elementos do Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro (GRHV), que fizeram a sua estreia em "combate", neste evento, recriando o famoso Regimento de Infantaria nº 19.

O nosso sargento Carlos Alves, que também é visível na imagem, fez o favor de assumir a tarefa de coordenar os elementos do GRHV no decurso deste evento, prestando um inestimável apoio aos mesmos e contribuindo para a respetiva eficácia operacional.


Os nossos amigos Faria e Silva e Joaquim Guedes tiveram um contributo muito relevante para o sucesso deste evento.



Aqui temos o nosso amigo Rui Silva, que teve a seu cargo a coordenação dos soldados de infantaria do GRHMA, durante este evento, onde fez um excelente trabalho.



E cá estão algumas das nossas recriadoras históricas favoritas, que com a sua presença contribuíram para dar um brilho especial a este evento!


Tal como sucedeu com a nossa amiga Eunice Guedes (a.k.a. Zé Manel...), que mostra a sua versatilidade, pois tanto consegue encarnar uma dama frágil e delicada do início do séc. XIX, como consegue integrar uma linha de soldados de infantaria e manusear o seu mosquete com total eficácia!


O nosso amigo Vasco Belchior participou neste evento, utilizando o seu excelente uniforme de infantaria de linha francesa 


Este evento também contou com a participação de vários amigos espanhóis, que são também participantes habituais no evento anual de Almeida, tais como os recriadores históricos de Arroyomolinos e de Bailen.




Tal como sucede com Almeida, a localidade do Vimeiro possui uma associação indelével à época das Invasões Francesas. É na verdade louvável e de sublinhar o investimento que, quer a Junta de Freguesia do Vimeiro, quer a Câmara Municipal da Lourinhã, vêm efetuando, no sentido da promoção e salvaguarda do correspondente património histórico-cultural, de que a criação do GRHV é apenas um dos reflexos.



O evento contou com a presença de uma quantidade assinalável de público, que mostrou um considerável entusiasmo com os combates realizados.




 Hoje, como no séc. XIX, um exército marcha sobre o seu estômago!

Por isso é que as refeições são uma parte essencial das recriações históricas e constituem um fator importante para os soldados, pois uma boa refeição sempre dá um ânimo especial às tropas, para enfrentar os riscos e perigos do campo de batalha... 

E, pelos vistos, os nossos amigos do Vimeiro não se pouparam a esforços para agradar aos nossos soldados!




E os banquetes foram de tal ordem que, como podemos ver através do exemplo do nosso amigo Palanca, os nossos soldados precisaram de fazer uma pausa após todas as refeições!



Pedro Casimiro









Sem comentários:

Enviar um comentário