domingo, 28 de maio de 2017

Cerco de Ciudad Rodrigo e Batalha de Fuentes de Oñoro: dias 16, 17 e 18 de junho de 2017


Caríssimos(as),

Está próxima a data da realização de uma das mais importantes recriações históricas que este ano vai ter lugar em Espanha!

Todos os indícios disponíveis apontam no sentido de que a recriação histórica do Cerco de Ciudad Rodrigo e da Batalha de Fuentes de Oñoro, prevista para os próximos dias 16 a 18 de junho, será um evento com uma dimensão assinalável, com a presença de um número considerável de recriadores históricos provenientes dos mais diversos países europeus.

A fortaleza de Ciudad Rodrigo sofreu dois cercos muito importantes, no decurso das Invasões Francesas ou Guerra Peninsular (apelidada em Espanha de Guerra de la Independencia Española - 1808-1814), o primeiro dos quais teve lugar no decurso do mês de abril de 1810, da iniciativa do exército imperial francês (liderado pelo Marechal Michel Ney) e o segundo no decurso do mês de janeiro de 1812, desta vez da iniciativa do exército luso-inglês, na altura comandado pelo Tenente-General Arthur Wellesley (Duque de Wellington).

O cerco ocorrido no ano de 1810 foi um dos preliminares da chamada terceira invasão francesa de Portugal e antecedeu o Cerco de Almeida, que todos os anos comemoramos no mês de agosto.

Por seu lado, a Batalha de Fuentes de Oñoro, que foi travada entre os dias 3 e 5 de maio de 1811, foi um dos últimos episódios dessa mesma terceira invasão francesa, traduzindo-se numa tentativa frustrada do Marechal André Massena de libertar a guarnição francesa que nessa altura estava cercada na fortaleza de Almeida, pelo exército luso-inglês.

Por todos estes motivos, está em causa um evento a não perder, para os apaixonados da História de Portugal e de Espanha, que além do mais tem o selo de qualidade decorrente do facto de estar a ser organizado pelos nossos competentes camaradas e amigos da Associación Histórico Cultural Salamanca 1812, que recriam a unidade dos Tiradores de Castilla, em conjugação com o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, o qual continua a fazer um esforço considerável ao nível da promoção e da divulgação do seu abundante património histórico, social, cultural e arquitetónico, à semelhança do que sucede com o Município de Almeida.

Os nossos camaradas dos Tiradores de Castilha podem contar com a presença e com o apoio do GRHMA, em mais esta batalha histórico-cultural!

Mais informações acerca deste evento podem ser encontradas AQUI.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário