terça-feira, 31 de outubro de 2017

"La Sorpresa de Arroyomolinos" (dias 27 a 29 de outubro de 2017) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Conforme previsto e apesar de diversas peripécias e obstáculos de última hora, que foram todos ultrapassados com habilidade e mestria por parte do nosso fantástico Departamento Administrativo, com a prestimosa e amabilíssima colaboração da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), conseguimos participar no evento de Arroyomolinos.

Na verdade, no dia antecedente à partida para Arroyomolinos surgiu a necessidade de cumprir algumas determinações suscitadas pela Guardia Civil espanhola, relacionadas com a lei vigente em Espanha e associadas ao trânsito transfronteiriço de réplicas de armas de fogo, com vista à participação neste evento. E foi efetivamente possível cumprir essas determinações legais, depois de contactada a Direção Nacional da PSP e graças à imediata colaboração que foi dispensada, no sentido da emissão, num brevíssimo espaço de tempo, de toda a necessária documentação.

É, por isso, devido um agradecimento muito especial a todos os(as) senhores(as) agentes que exercem funções junto daquele departamento da PSP, por toda a colaboração e auxílio prestado, que foi indispensável na resolução deste problema.

Bem Haja!

 


Como é habitual, o evento teve o seu início com uma cerimónia evocativa, que este ano foi realizada na praça junto ao Ayuntamiento de Arroyomolinos e que contou com a presença de diversas autoridades espanholas, bem como com um sentido discurso de boas vindas, por parte do Sr. Alcalde de Arroyomolinos.


Os desfiles histórico-militares pelas ruas das localidades, são uma parte integrante e indispensável deste tipo de eventos!

Aqui podemos ver a frente da coluna do destacamento histórico-militar português, com as bandeiras do Regimento de Artilharia nº 4 e do Regimento de Infantaria nº 19, precedidas pelo Sistro, orgulhosamente empunhado pelo Sargento Guedes.




Os elementos civis e os guerrilheiros portugueses também estiveram presentes neste evento, representativos de todos os grupos de recriação histórica nacionais que participaram no mesmo, a saber: o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Guerrilha de Montagraço.


Os(as) nossos(as) camaradas da AMBV estão sempre presentes nestas batalhas e sempre prontos para defender a História de Portugal!


O descanso dos guerreiros.

Podemos ver na imagem supra os nossos camaradas Guto, João Pina e Fonseca, a usufruirem de um merecido repouso e antecipando os duros combates que se avizinhavam, os quais os soldados histórico-militares do GRHMA enfrentam sempre com coragem e bravura!


E aqui temos o Comandante do GRHMA, sempre atarefado e a percorrer as ruas de Arroyomolinos em todas as direções...



Uma vez chegados ao campo de batalha, que teve lugar no mesmo local onde há cerca de 200 anos se produziu o Combate de Arroyo de Molinos, o contingente português não deixou os seus créditos por mãos alheias e demonstrou uma vez mais, perante todos os recriadores históricos presentes neste evento, os motivos pelos quais estão classificados entre os melhores soldados histórico-militares de toda a Península Ibérica!

Quer os(as) nossos(as) amigos(as) recriadores(as) históricos(as), quer o Sr. Alcalde de Arroyomolinos, tiveram conhecimento do considerável esforço que foi feito por nós, com vista a fazer esta deslocação e a participar neste evento, tendo por diversas vezes e através de diversos gestos, manifestado  agradecimento e reconhecimento por este facto. Da nossa parte, é sempre um prazer colaborar e ajudar os(as) nossos(as) amigos(as) de Arroyomolinos a promover o seu património histórico-cultural.

É também devido um agradecimento e um reconhecimento muito especial à Drª Paula Sousa e a todos os elementos da sua equipa, que ao longo de todo o passado dia 27 de outubro se desdobraram em múltiplos contactos, junto das mais diversas pessoas e entidades, nacionais e espanholas, de modo a conseguirem garantir, como garantiram, a nossa participação neste evento.

Bom trabalho meninas!


Autoria das fotos: Armando Rui.


Pedro Casimiro





quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Slag om Grolle 2017 - Holanda, dias 20 a 22 de outubro de 2017


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a um dos mais interessantes eventos que se realiza na Europa, no panorama das reconstituições históricas do séc. XVII!

Trata-se do evento "Slam om Grolle", que se realiza anualmente em Groenlo, na Holanda, que recria o chamado Cerco de Groenlo. Este combate teve o seu início no mês de julho de 1627 e opôs um exército espanhol liderado pelo Conde Hendrik (um holandês ao serviço do Império Espanhol) a um exército holandês liderado por Frederik, Príncipe de Orange.

Este evento conta sempre com a participação de um contingente considerável de recriadores históricos espanhóis, muitos dos quais são nossos conhecidos e amigos, como é o caso do nosso amigo Juan Alberti, que foi quem fez o favor de chamar a atenção para as fantásticas imagens que se seguem, da autoria do nosso amigo Jordi Bru.


Aqui podemos ver alguns piqueiros de um Tércio espanhol, preparados para receber um ataque de cavalaria. No início do séc. XVII, os soldados espanhóis eram uma das forças dominantes nos campos de batalha europeus.


Os holandeses, por seu lado, revelaram-se um "osso duro de roer", conseguindo, com um esforço considerável, conquistar o seu espaço e garantir a sua independência do Império Espanhol, no decurso do séc. XVII.

Claro está, que o único meio de garantir essa independência foi através de vitórias no campo de batalha...


 E aqui temos um destacamento de mosqueteiros, a fazer um fogo nutrido sobre os seus adversários!

Os mosquetes usados neste período histórico são ainda mais instáveis e difíceis de manusear do que aqueles que usamos, nas reconstituições históricas alusivas ao início do séc. XIX.




As simulações de combates corpo-a-corpo realizadas nestas reconstituições históricas são sempre muito "animadas" e resultam em descargas consideráveis de adernalina, em todos os participantes, para além de algumas "negras" e "pisaduras".

Estes são alguns dos benefícios associados à participação em reconstituições históricas...
 

Qualquer reconstituição histórica que se preze não dispensa a presença no campo de batalha de um ou mais sacerdotes, que, tal como sucedia historicamente, fornecem um merecido e muito necessário apoio espiritual aos soldados.



Este excelente evento realizado em Grolle/Groenlo, é mais um exemplo do potencial que existe, ao nível da divulgação de um património histórico-cultural, com reflexos ao nível do desenvolvimento turístico, na perspetiva do chamado Turismo Histórico-militar, neste caso direcionado ao séc. XVII.

Existe, entre nós, uma região com um potencial fantástico a este nível e que está ser absolutamente desperdiçado, que é o nosso maravilhoso Alentejo e, em especial, a cidade de Elvas. 

É relativamente fácil de conceber e de dinamizar um projeto cultural, relacionado com a promoção e a divulgação do nosso património histórico-militar associado à chamada Guerra da Restauração (1640-1668) o qual, sem qualquer margem para dúvidas, poderia servir de fator importante de atração de público e de dinamização sócio-económica e turística desta região.


Oxalá que um dia os nossos(as) amigos(as) do Alentejo despertem para esta realidade!



Autoria das imagens: Jordi Bru.


Pedro Casimiro






terça-feira, 17 de outubro de 2017

Comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres - 21 de outubro de 2017, em Sobral de Monte Agraço.


Caríssimos(as),

Tivemos hoje conhecimento de que está prevista a realização de uma interessante cerimónia evocativa do Dia Nacional das Linhas de Torres, que irá ter lugar no próximo dia 21 de outubro em Sobral de Monte Agraço, com início pelas 20.30 horas, conforme programa anexo.

Este evento conta na sua organização com a presença e participação dos(as) nossos(as) amigos(as) da Guerrilha de Montagraço, que é um grupo de recriação histórica integrado na Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, que há já vários anos participa em eventos histórico-culturais alusivos à Guerra Peninsular, contribuindo para sublinhar e divulgar o relevante papel desempenhado pelos elementos populares, na resistência ao invasor francês.

No dia 20 de outubro está também prevista a realização de um conjunto muito interessante de iniciativas culturais, destinadas também a comemorar este Dia Nacional das Linhas de Torres, cujo programa pode ser consultado AQUI.


Pedro Casimiro




segunda-feira, 2 de outubro de 2017

"La Sorpresa de Arroyomolinos": Programa (dias 27 a 29 de outubro de 2017)


Caríssimos(as),

Aqui fica um exemplar do programa oficial previsto para o próximo evento, que se irá realizar em Arroyomolinos, Espanha.



Pedro Casimiro



domingo, 1 de outubro de 2017

207.º Aniversário da Batalha do Buçaco: cerimónia evocativa organizada pelo Exército Português (27-9-2017)


Caríssimos(as),

No passado dia 27 de setembro realizou-se a habitual cerimónia evocativa da Batalha do Buçaco, organizada sob a égide do Exército Português, que marcou o 207.º aniversário deste memorável acontecimento que teve lugar no dia 27 de setembro de 1810.



Como sucede habitualmente, esta cerimónia contou com a presença de altas individualidades militares, representando os exércitos Português, Britânico e Francês, bem como com a presença de representantes de todos os municípios envolventes à Serra do Buçaco (Mealhada, Mortágua e Penacova).


A missa campal constitui um dos pontos altos deste evento, sendo uma celebração que se destina,  designadamente, a evocar a memória dos soldados portugueses que participaram neste importante e marcante acontecimento da História de Portugal.



Também uma vez mais, este evento contou com a presença de um destacamento histórico-militar de recriadores históricos nacionais, que participou no desfile e na cerimónia que se seguiu, que foi composto, na sua maioria, por elementos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e por um elemento do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) entidades que estão integradas na Associação Napoleónica Portuguesa.

É devido um reconhecimento especial a estes nossos camaradas da AMBV e ao nosso camarada do GRHMA (António Ferrer) pela deslocação e participação neste evento, tendo designadamente em conta que o mesmo teve lugar em dia de semana, facto que foi impeditivo da presença de um número superior de recriadores históricos, devido a compromissos profissionais.


Autoria das imagens: José Moura.



Pedro Casimiro