Caríssimos(as),
No passado dia 27 de setembro realizou-se a habitual cerimónia evocativa da Batalha do Buçaco, organizada sob a égide do Exército Português, que marcou o 207.º aniversário deste memorável acontecimento que teve lugar no dia 27 de setembro de 1810.
Como sucede habitualmente, esta cerimónia contou com a presença de altas individualidades militares, representando os exércitos Português, Britânico e Francês, bem como com a presença de representantes de todos os municípios envolventes à Serra do Buçaco (Mealhada, Mortágua e Penacova).
A missa campal constitui um dos pontos altos deste evento, sendo uma celebração que se destina, designadamente, a evocar a memória dos soldados portugueses que participaram neste importante e marcante acontecimento da História de Portugal.
Também uma vez mais, este evento contou com a presença de um destacamento histórico-militar de recriadores históricos nacionais, que participou no desfile e na cerimónia que se seguiu, que foi composto, na sua maioria, por elementos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e por um elemento do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) entidades que estão integradas na Associação Napoleónica Portuguesa.
É devido um reconhecimento especial a estes nossos camaradas da AMBV e ao nosso camarada do GRHMA (António Ferrer) pela deslocação e participação neste evento, tendo designadamente em conta que o mesmo teve lugar em dia de semana, facto que foi impeditivo da presença de um número superior de recriadores históricos, devido a compromissos profissionais.
Autoria das imagens: José Moura.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário