terça-feira, 31 de outubro de 2017

"La Sorpresa de Arroyomolinos" (dias 27 a 29 de outubro de 2017) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Conforme previsto e apesar de diversas peripécias e obstáculos de última hora, que foram todos ultrapassados com habilidade e mestria por parte do nosso fantástico Departamento Administrativo, com a prestimosa e amabilíssima colaboração da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), conseguimos participar no evento de Arroyomolinos.

Na verdade, no dia antecedente à partida para Arroyomolinos surgiu a necessidade de cumprir algumas determinações suscitadas pela Guardia Civil espanhola, relacionadas com a lei vigente em Espanha e associadas ao trânsito transfronteiriço de réplicas de armas de fogo, com vista à participação neste evento. E foi efetivamente possível cumprir essas determinações legais, depois de contactada a Direção Nacional da PSP e graças à imediata colaboração que foi dispensada, no sentido da emissão, num brevíssimo espaço de tempo, de toda a necessária documentação.

É, por isso, devido um agradecimento muito especial a todos os(as) senhores(as) agentes que exercem funções junto daquele departamento da PSP, por toda a colaboração e auxílio prestado, que foi indispensável na resolução deste problema.

Bem Haja!

 


Como é habitual, o evento teve o seu início com uma cerimónia evocativa, que este ano foi realizada na praça junto ao Ayuntamiento de Arroyomolinos e que contou com a presença de diversas autoridades espanholas, bem como com um sentido discurso de boas vindas, por parte do Sr. Alcalde de Arroyomolinos.


Os desfiles histórico-militares pelas ruas das localidades, são uma parte integrante e indispensável deste tipo de eventos!

Aqui podemos ver a frente da coluna do destacamento histórico-militar português, com as bandeiras do Regimento de Artilharia nº 4 e do Regimento de Infantaria nº 19, precedidas pelo Sistro, orgulhosamente empunhado pelo Sargento Guedes.




Os elementos civis e os guerrilheiros portugueses também estiveram presentes neste evento, representativos de todos os grupos de recriação histórica nacionais que participaram no mesmo, a saber: o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Guerrilha de Montagraço.


Os(as) nossos(as) camaradas da AMBV estão sempre presentes nestas batalhas e sempre prontos para defender a História de Portugal!


O descanso dos guerreiros.

Podemos ver na imagem supra os nossos camaradas Guto, João Pina e Fonseca, a usufruirem de um merecido repouso e antecipando os duros combates que se avizinhavam, os quais os soldados histórico-militares do GRHMA enfrentam sempre com coragem e bravura!


E aqui temos o Comandante do GRHMA, sempre atarefado e a percorrer as ruas de Arroyomolinos em todas as direções...



Uma vez chegados ao campo de batalha, que teve lugar no mesmo local onde há cerca de 200 anos se produziu o Combate de Arroyo de Molinos, o contingente português não deixou os seus créditos por mãos alheias e demonstrou uma vez mais, perante todos os recriadores históricos presentes neste evento, os motivos pelos quais estão classificados entre os melhores soldados histórico-militares de toda a Península Ibérica!

Quer os(as) nossos(as) amigos(as) recriadores(as) históricos(as), quer o Sr. Alcalde de Arroyomolinos, tiveram conhecimento do considerável esforço que foi feito por nós, com vista a fazer esta deslocação e a participar neste evento, tendo por diversas vezes e através de diversos gestos, manifestado  agradecimento e reconhecimento por este facto. Da nossa parte, é sempre um prazer colaborar e ajudar os(as) nossos(as) amigos(as) de Arroyomolinos a promover o seu património histórico-cultural.

É também devido um agradecimento e um reconhecimento muito especial à Drª Paula Sousa e a todos os elementos da sua equipa, que ao longo de todo o passado dia 27 de outubro se desdobraram em múltiplos contactos, junto das mais diversas pessoas e entidades, nacionais e espanholas, de modo a conseguirem garantir, como garantiram, a nossa participação neste evento.

Bom trabalho meninas!


Autoria das fotos: Armando Rui.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário