quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Slag om Grolle 2017 - Holanda, dias 20 a 22 de outubro de 2017


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a um dos mais interessantes eventos que se realiza na Europa, no panorama das reconstituições históricas do séc. XVII!

Trata-se do evento "Slam om Grolle", que se realiza anualmente em Groenlo, na Holanda, que recria o chamado Cerco de Groenlo. Este combate teve o seu início no mês de julho de 1627 e opôs um exército espanhol liderado pelo Conde Hendrik (um holandês ao serviço do Império Espanhol) a um exército holandês liderado por Frederik, Príncipe de Orange.

Este evento conta sempre com a participação de um contingente considerável de recriadores históricos espanhóis, muitos dos quais são nossos conhecidos e amigos, como é o caso do nosso amigo Juan Alberti, que foi quem fez o favor de chamar a atenção para as fantásticas imagens que se seguem, da autoria do nosso amigo Jordi Bru.


Aqui podemos ver alguns piqueiros de um Tércio espanhol, preparados para receber um ataque de cavalaria. No início do séc. XVII, os soldados espanhóis eram uma das forças dominantes nos campos de batalha europeus.


Os holandeses, por seu lado, revelaram-se um "osso duro de roer", conseguindo, com um esforço considerável, conquistar o seu espaço e garantir a sua independência do Império Espanhol, no decurso do séc. XVII.

Claro está, que o único meio de garantir essa independência foi através de vitórias no campo de batalha...


 E aqui temos um destacamento de mosqueteiros, a fazer um fogo nutrido sobre os seus adversários!

Os mosquetes usados neste período histórico são ainda mais instáveis e difíceis de manusear do que aqueles que usamos, nas reconstituições históricas alusivas ao início do séc. XIX.




As simulações de combates corpo-a-corpo realizadas nestas reconstituições históricas são sempre muito "animadas" e resultam em descargas consideráveis de adernalina, em todos os participantes, para além de algumas "negras" e "pisaduras".

Estes são alguns dos benefícios associados à participação em reconstituições históricas...
 

Qualquer reconstituição histórica que se preze não dispensa a presença no campo de batalha de um ou mais sacerdotes, que, tal como sucedia historicamente, fornecem um merecido e muito necessário apoio espiritual aos soldados.



Este excelente evento realizado em Grolle/Groenlo, é mais um exemplo do potencial que existe, ao nível da divulgação de um património histórico-cultural, com reflexos ao nível do desenvolvimento turístico, na perspetiva do chamado Turismo Histórico-militar, neste caso direcionado ao séc. XVII.

Existe, entre nós, uma região com um potencial fantástico a este nível e que está ser absolutamente desperdiçado, que é o nosso maravilhoso Alentejo e, em especial, a cidade de Elvas. 

É relativamente fácil de conceber e de dinamizar um projeto cultural, relacionado com a promoção e a divulgação do nosso património histórico-militar associado à chamada Guerra da Restauração (1640-1668) o qual, sem qualquer margem para dúvidas, poderia servir de fator importante de atração de público e de dinamização sócio-económica e turística desta região.


Oxalá que um dia os nossos(as) amigos(as) do Alentejo despertem para esta realidade!



Autoria das imagens: Jordi Bru.


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário