quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Reunião do Grupo de Trabalho "Cidades Napoleónicas em Espanha e Portugal" - Aranjuez, dia 20-12-2017

Caríssimos(as),

No passado dia 20 de dezembro foi dado mais um passo importante no sentido da articulação de uma estratégica conjunta, a nível Peninsular, com vista à divulgação do património histórico-militar de Portugal e de Espanha no âmbito das Invasões Francesas (apelidadas em Espanha de Guerra de la Independencia Española), bem como no sentido da definição de estratégias de desenvolvimento regional, designadamente na perspetiva da promoção e do desenvolvimento do chamado turismo histórico-militar.

O Município de Almeida, representado pelo Sr. Eng. António Machado, também esteve presente neste evento, que contou ainda com a presença de representantes das seguintes localidades espanholas: Aranjuez, Ciudad Rodrigo, Fuentes de Oñoro, Lerma, Mostoles, Vitoria e Uclés. Em comum entre estas localidades estava o facto de todas elas terem uma ligação a factos ou eventos associados à chamada Guerra Peninsular e, principalmente, o facto de serem ou estarem em vias de ser, associadas da Federação Europeia de Cidades Napoleónicas.


Também estive presente nesta reunião em representação do GRHMA, onde tive a oportunidade de fazer algumas referências ao trabalho desenvolvido em Almeida ao nível das reconstituições históricas, bem como à relevância que este tipo de eventos pode ter na promoção deste património histórico-cultural.

A perceção que ficou foi que praticamente todos os referidos representantes municipais tinham perfeito conhecimento e valorizavam consideravelmente o trabalho desenvolvido em Almeida, ao nível das reconstituições históricas. Aliás, umas das propostas que saiu deste encontro foi no sentido de convidar o Sr. Presidente da Associação Napoleónica Espanhola (ANE), que atualmente é o nosso amigo D. Luis Sorando, a estar presente na próxima reunião deste Grupo de Trabalho, cuja realização está prevista para a vila de Almeida, no mês de fevereiro do próximo ano.

Afigura-se importante a participação da ANE neste Grupo de Trabalho, de molde a favorecer uma colaboração mais próxima entre estas localidades espanholas e alguns dos grupos de reconstituição histórica existentes no nosso país vizinho.

Este encontro traduziu-se, na verdade, numa iniciativa relevante, quer ao nível do estabelecimento de uma futura concertação de esforços e de sinergias, quer ao nível de uma intervenção na referida Federação, de molde a potenciar a criação de um conjunto de estratégias que se venham a traduzir, num futuro próximo, em desenvolvimento económico, para todas as localidades portuguesas e espanholas envolvidas neste projeto.


Autoria da imagem: Ayuntamiento de Aranjuez e Tó Soares.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário