segunda-feira, 7 de maio de 2018

IV Recriação Histórica dos Cercos de Saragoça (28-29 de abril de 2018) - Reportagem fotográfica(2)



Caríssimos(as)

Para responder à curiosidade dos nossos numerosos seguidores e não podia deixar de ser, venho trazer-vos algumas imagens relativas a alguns dos combates histórico-militares, realizados no decurso deste evento, pelos valentes soldados do contingente português.


A cerimónia de abertura do evento, realizada na Plaza del Pilar, teve a solenidade adequada à dimensão e importância deste evento.


A pólvora, que não era muita, foi toda gasta sem qualquer parcimónia, como se não houvesse o dia de amanhã! Isto foi precisamente o que sucedeu no decurso dos combates realizados no dia de sábado, motivado pela respetiva duração (que excedeu as 3 horas...).

O resultado disto foi que, no decurso dos combates realizados no dia seguinte (domingo), tivemos de andar a pedir cartuchos "emprestados" aos soldados das outras unidades que compunham a nossa brigada, cartuchos esses que foram "devolvidos" através dos disparos dos nossos mosquetes!
 

As diversas barricadas colocadas pelos nossos adversários nas ruas não foram suficientes para impedir ou parar o ímpeto dos soldados portugueses!


E aqui podemos ver um dos oficiais mais elegantes presentes neste evento, a meditar na estratégia a aplicar nos combates histórico-militares.


O nosso amigo Lopo, por seu lado, envergou o seu equipamento de soldado sapador com valentia e determinação, lançado o terror nas fileiras adversárias.



Mas não havia só tropas em Saragoça!

Os diversos elementos civis dos grupos presentes para animaram este evento, com os seus típicos trajes de época.



Aqui podemos ver os nossos soldados do Batalhão de Caçadores em ação, no ato de demonstrar aos seus adversários as  razões pelas quais são consideradas tropas de elite!




Foi impressionante a quantidade de público presente no decurso deste evento!

Os números mais conservadores, em termos de cálculo do público assistente, colocou em cerca de UM MILHÃO, o número total de pessoas que, no decurso de apenas DOIS DIAS, assistiu a este evento!

Este foi de facto o evento em que tivemos a perceção  da presença de um número absolutamente impressionante de público que, de uma forma interessada e entusiástica, emoldurava todas as ruas e avenidas e acompanhava os combates histórico-militares.


Aqui temos a única peça de artilharia que conseguiu "infiltrar-se" neste evento, proveniente de um grupo da Corunha, sob o comando de D. Manuel Arenas.



A paixão pela História deve ser incutida desde cedo!

Como sucede habitualmente, houve várias famílias que estiveram presentes e que participaram ativamente como recriadores históricos, no decurso de todo o evento.


Autoria das imagens: Carlos Marques e Valishcka


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário