quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cerimónia formal de apresentação do Projeto NAPOCTEP: dia 10 de julho de 2019 no Museu Militar do Bussaco (Mealhada)

Caríssimos(as),

Realizou-se hoje no Museu Militar do Bussaco, sito no concelho da Mealhada, uma importantíssima cerimónia pública de apresentação do chamado Projeto NAPOCTEP onde, como não podia deixar de ser, o Município de Almeida e o GRHMA marcaram presença!

O projeto NAPOCTEP foi recentemente aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (Interreg POCTEP) e visa desenvolver um produto turístico diferenciado e sustentável baseado na rica herança cultural relacionada com as Invasões Francesas. O projeto pretende valorizar o património cultural da época Napoleónica, gerando um produto turístico inovador, atrativo e gerador de atividade económica e emprego.

O Projeto, que tem duração prevista de dois anos, é liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e conta com a participação de uma multiplicidade de parceiros portugueses (Entidade Regional de Turismo do Centro, CIM Beiras e Serra da Estrela e Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras) e espanhóis (Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas SEGITTUR e Fundación Finnova).

 

No final da apresentação foram tiradas as habituais fotos de família, com a presença dos representantes das várias entidades públicas e privadas presentes neste evento.


O Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida recebeu um convite pessoal para estar presente neste importante evento, onde fez deslocar um pequeno destacamento histórico-militar de 6 soldados, dando mostras públicas e inequívocas da sua disponibilidade para também ser um parceiro neste projeto.

A presença dos nossos soldados foi não só do agrado de todos, como também serviu para ilustrar o papel e o contributo que as associações culturais que se dedicam, de uma forma séria, à promoção e à divulgação do património histórico-cultural nacional, associado às Invasões Francesas, podem e devem ter em conexão com projetos de investimento cultural como o NAPOCTEP, designadamente ao nível do desenvolvimento turístico, económico e social, dos chamados territórios periféricos e de baixa densidade populacional.

Mais uma vez fica provado que, ao nível da promoção do património nacional associado às Invasões Francesas, o Município de Almeida e o GRHMA estão, como sempre estiveram, na linha da frente!


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário