quinta-feira, 4 de julho de 2019

Recriação Histórica: Valença na 2ª Invasão Francesa (dia 13 de julho de 2019)


Caríssimos(as),

Como já é de conhecimento público, aproxima-se a data de realização do fantástico evento cultural agendado para Valença, para o próximo dia 13 de julho, que sem dúvida irá marcar o início de uma proveitosa parceria histórico-cultural entre os Municípios de Almeida e de Valença!

Valença e Almeida integram um projeto conjunto de candidatura a património mundial, no âmbito da UNESCO, cujo sucesso pode resultar num contributo assinalável para as respetivas localidades, aos mais variados níveis.

E, de facto, Valença possui um património cultural muito relevante, associado designadamente  às chamadas Invasões Francesas!

Em termos históricos, um dos episódios mais marcantes para esta localidade foi o Cerco realizado pelo Exército Imperial Francês, no mês de abril de 1809, que teve por objetivo a conquista desta importante localidade estratégica, numa altura em que a própria cidade do Porto já tinha sido conquistada pelos franceses (a Primeira Batalha do Porto teve lugar no dia 29 de março de 1809), no decurso da Segunda Invasão Francesa de Portugal.

Este evento tem, por isso, a intenção de evocar a memória destes episódios históricos e a memória da dedicação e do sofrimento suportados pelos antepassados dos habitantes desta localidade, em benefício de Portugal e das Gerações vindouras.

Aqui fica uma súmula do respetivo PROGRAMA:


11.30 horas:
- Içar da Bandeira Nacional e Hino Nacional, na Praça da República (Município)
14.00 - 17.00 horas:
- Animação cultural e histórico-militar do acampamento histórico e zonas envolventes;
- Exercícios histórico-militares de infantaria e artilharia;
- Demonstrações de disparos de mosquetes e de peças de artilharia;
- Colocação de rondas e sentinelas e marchas pela muralha;
- Interação com o público, em contexto didático e pedagógico.
17.30 - 18.30 horas:
 - Baile Popular Oitocentista, na Praça da República
19.00 horas:
- Arrear da Bandeira e Hino Nacional, na Praça da República (Município)




Pedro Casimiro



 

Sem comentários:

Enviar um comentário