domingo, 22 de setembro de 2019

Evento: Recriação Histórica da Batalha de Bailén: dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019

Caríssimos(as),

Nos próximos dias 4 a 6 de outubro vai realizar-se um interessante evento histórico-cultural na plena de História localidade de Bailén, que situa na provincia de Jaén, no sul de Espanha!

Trata-se do evento anual evocativo da memorável Batalha de Bailén, que teve lugar entre os dias 16 e 19 de julho de 1808,que assinala a rendição do exército francês comandado pelo general Pierre Dupont de l'Etang, às mãos do exército espanhol sob o comando do general Francisco Xavier Castaños.

O resultado desta batalha foi particularmente relevante no contexto politico-militar da época, pois assinalou a primeira derrota de um exército francês depois do ano 1801, tendo animado um novo impeto de resistência por toda a Europa contra o domínio de Napoleão.

Um dos personagens associadas ao resultado desta batalha foi Theodor von Reding, que à frente do 3.º Regimento Suisso, teve uma influência determinante no respetivo desfecho. Depois de um trabalho de quase uma década relacionada com a angariação de fundos e de diversos apoios, da autoria dos nossos amigos espanhóis da Asociación Teodoro Reding, está prevista a inauguração formal de uma estátua evocativa deste senhor na cidade de Málaga, no próximo dia 4 de outubro, pelas 12.00 horas, na Plaza de La Malagueta.

Enhorabuena!!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário