quarta-feira, 4 de setembro de 2019

XV Edição (2019) do Cerco de Almeida - Reportagem fotográfica (1)


Caríssimos(as),

O final de mais uma edição do Cerco de Almeida marcou apenas o início dos preparativos para a próxima edição deste fantástico evento!

Foi sem dúvida com um sentimento de missão cumprida que, em especial, os generosos e dedicados elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) certamente encararam o final deste evento singular, que envolveu muitos meses de preparação e de planeamento, no âmbito de uma coordenação e colaboração muito próxima com o Executivo Camarário do Município de Almeida, bem como com os seus mais diversos funcionários e colaboradores.

Como vem sendo habitual em sucessivas edições, foi feito um esforço relevante por parte organização ao nível introdução de inovações no evento, nas mais variadas vertentes e valências do mesmo, designadamente a nível histórico-militar, a nível cultural e de animação lúdica, bem como ao nível do excelente Mercado Oitocentista.

E, desde logo, uma das inovações deste evento registou-se ao nível do maior e mais extraordinário Baile Oitocentista da Península Ibérica!



A opção pela localização deste evento no Picadeiro D' el Rey, em Almeida, revelou-se uma aposta ganha, que não só mereceu uma presença e adesão maciça por parte do público, como também permitiu a criação de um ambiente e enquadramento histórico-cultural perfeito, para a atividade desenvolvida.


Foi também inovadora a aposta feita, a nível temático, pela realização de um Baile de Máscaras Oitocentista, que permitiu às elegantes e refinadas damas do GRHMA ficarem ainda mais sofisticadas e requintadas! 

Ou seja, foi possível melhorar a perfeição!

 

Outra inovação assinalável desta atividade registou-se ao nível da possibilidade participação de crianças neste baile de época!

 

As jovens damas de Almeida e arredores também treinaram e trabalharam com afinco, durante vários meses, ao nível da preparação e treino das danças oitocentistas, o que lhes permitiu brilharem durante este evento!

 

Obviamente que a pièce de résistance registou-se ao nível da participação e das danças executadas pelos nossos ágeis soldados e pelas nossas elegantes damas, que treinaram a execução de danças de época novas durante vários meses, por via de regra à noite e depois dos seus dias normais de trabalho.

E o resultado deste trabalho considerável esteve à vista de todos! 

Os intervenientes executaram as danças com uma segurança e confiança que pareciam iludir o facto de serem pessoas do século XXI e não dançarinos provenientes do século XIX, chegados inopinadamente a Almeida através de uma singular viagem no tempo, mesmo a tempo para uma participação no nosso Cerco de Almeida!


Aqui temos a nossa simpática e experiente professora de dança e amiga Mirjam Viana, que contribuiu, como sempre, de uma forma inigualável para a preparação e para a proficiencia técnica dos(as) nossos(as) bailarinos(as).

Bem Haja Mirjam!


Outro dos "rostos" deste baile, aqui parcialmente velado por uma elegante máscara, foi a nossa amiga Paula Sousa que, acompanhada e auxiliada por uma dedicada equipa de trabalho, em conjunto contribuíram de uma forma decisiva para o excelente resultado desta atividade.

 

E um baile de época só fica perfeito, quando a música também é perfeita!

E foi exatamente perfeição aquilo que tivemos a nível musical, com a participação dos elementos da magistral banda Música Antiga Associação Cultural, superiormente dirigida pelo Professor João Janeiro e em que a cantora Michele deu uma vez mais provas dos seus dotes vocais e do facto de ser detentora de uma verdadeira voz de anjo!

 

O final do baile coincidiu com um momento muito emotivo para todos, e em especial para o nosso camarada Mário Alverca, em que foi feita uma cerimónia evocativa da memória da nossa querida amiga Sandra Alverca, que partiu de uma forma súbita do nosso convívio no início deste ano.

Este foi também um momento importante de união no GRHMA, em que tivemos a oportunidade de manifestar, uma vez mais, o nosso apoio ao nosso amigo Mário, e aos seus filhos Alexandre e Diana.



Autoria das imagens: Município de Almeida; João Rodrigues;Carlos Marques.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário