sábado, 23 de novembro de 2019

Apresentação do livro "Desde Austerlitz até Almeida", de Carlos Bravo Guerreira (Almeida, dia 23-11-2019) - Reportagem fotográfica



Caríssimos(as),

Continua a aumentar o rol dos livros alusivos à vila de Almeida!

Realizou-se hoje em Almeida mais um evento dedicado à apresentação de um interessante livro, neste caso um romance histórico, da autoria de Carlos Bravo Guerreira, "que recolhe os acontecimentos que tiveram lugar num e noutro lado da fronteira hispano portuguesa, há dois séculos, por ocasião dos intentos frustrados de Napoleão em apoderar-se de Portugal e debilitar a Inglaterra. O fio condutor é Charles Lasalle, jovem oficial francês de Cavalaria, personagem de ficção, que facilita o urdir a tela sobre a que irá, com o maior rigor, tecendo factos e personagens históricos" (sinopse disponível aqui).


Uma das particularidades desta apresentação esteve relacionada com o facto de o respetivo autor ter incluído neste livro uma dedicatória ao nosso querido camarada e companheiro já falecido (em 17 de maio de 2014) Dr. Paulo Miguel Barroso de Amorim.

 

Este nosso companheiro foi um dos membros fundadores e impulsionador do GRHMA.

Na primeira visita que, há cerca de 16 anos atrás, eu e o nosso amigo Sérgio Veludo fizemos a Almeida, para formalizarmos uma proposta ao Executivo Camarário (na altura composto pelo Sr. Presidente Dr. Costa Reis e pelo Sr. Vice-presidente Prof. Baptista Ribeiro) no sentido da criação e da dinamização de um projeto cultural histórico-militar na vila de Almeida, o Paulo Amorim foi a primeira pessoa com quem falamos, e com quem almoçamos no Granitus.

Desde esse dia e até à data da sua partida do nosso convívio, o Paulo foi sempre um elemento presente e dinamizador deste projeto cultural.

O Paulo teve também um papel muito relevante ao nível da criação e da instalação do Museu Histórico-militar de Almeida, contribuindo para a criação de um equipamento cultural que é uma referência de qualidade, a vários níveis.


E aqui temos os nossos(as) companheiros(as) que estiveram presentes neste evento em representação do GRHMA e a quem é devido reconhecimento e um agradecimento especial!



Autoria das imagens: António Soares e Paula Ferreira.


Pedro Casimiro




1 comentário:

  1. Sou Gabriela Amorim filha do saudoso Paulo Amorim.fico muito feliz com a homenagem ao meu pai.

    ResponderEliminar