domingo, 10 de novembro de 2019

Jornadas Equestres Transfronteiriças de Almeida e Ciudad Rodrigo (24 e 25-10-2019) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a um interessante recente evento realizado na vila de Almeida, promovido pelo Município de Almeida e com a colaboração de diversas entidades, entre as quais se incluiram, designadamente, o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro e a Junta de Castilla y León.

 

 Tratou-se de um evento que, entre outros objetivos, se destinou a analisar o potencial existente na região raiana, ao nível do património equestre, bem como avaliar os respetivos benefícios para a região, ao nível da promoção e do desenvolvimento do chamado Turismo Equestre, entre outras vertentes igualmente relevantes, tais como a Hipoterapia.

 

A presença de diversas personalidades neste evento, provenientes de Portugal e de Espanha e ligadas às mais diversas vertentes analisadas, contribuiu para uma partilha de conhecimentos relevantes, a vários níveis.



Como é sabido, o Regimento de Cavalaria nº 11, criado através do Decreto de 19 de maio de 1806, teve a sua origem no Regimento de Cavalaria de Almeida, que por sua vez remonta, pelo menos, ao ano de 1713.

A recente criação no GRHMA de um destacamento histórico-militar do Regimento de Cavalaria nº 11 traduziu-se em mais um contributo para a divulgação desta vertente histórico-cultural e obviamente também equestre, do concelho de Almeida.

Além disso e em função da disponibilidade dos generosos cavaleiros do nosso Regimento de Cavalaria nº 11, existe um potencial muito interessante que pode ser desenvolvido e explorado, ao nível da dimensão equestre do projeto histórico-cultural em curso, que vem sendo desenvolvido sob a égide do Município de Almeida.

Uma referência a este evento pode ser encontrada neste VIDEO.



Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário