quarta-feira, 29 de março de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (5ª Parte: Civis)


Caríssimos(as),

E para provar que no decurso da Escola do Soldado os treinos marciais não incluíram apenas elementos militares, aqui ficam algumas imagens relativas aos treinos que "sofreram" os nossos elementos civis!
 

E aqui podemos ver algumas das descendentes das valentes mulheres lusitanas da Beira Alta, que há cerca de 200 anos atrás também pegaram em armas para defender a Pátria do invasor francês!



Tivemos a oportunidade de ter presente neste evento dois elementos especialistas nas técnicas do uso do varapau, que durante muitos anos foi uma das armas tradicionais dos elementos populares.


Aqui podemos ver a Paula em mangas de camisa (camisa de época, claro está...), a exercitar os músculos com o seu varapau.

Por este andar, daqui a pouco vamos ter um grupo de senhoras atléticas e musculadas, que poderá ser destacado para auxiliar no transporte das peças de artilharia do GRHMA.


A Bia, por seu lado, também aprendeu a manejar com destreza a sua nova arma de defesa (que também pode ser de ataque...).

Se eu fosse ao Rafael, começava a ter mais cuidado com aquilo que diz à Bia, pois as mulheres são conhecidas por "ferverem" em pouca água e uma mulher "a ferver", que sabe técnicas de combate com varapau, pode ser um caso sério...
 

Foi ainda possível a realização de diversos exercícios coletivos de ataque e defesa com o varapau, entre os diversos elementos civis presentes nestes treinos, dos quais, felizmente, não resultaram danos físicos (pelo menos, que se saiba...)


Este foi mais um reflexo da dinâmica que anima o nosso animado Departamento Civil!

 
Autoria das imagens: Carlos Marques.

 
Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário