Caríssimos(as),
E para provar que no decurso da Escola do Soldado os treinos marciais não incluíram apenas elementos militares, aqui ficam algumas imagens relativas aos treinos que "sofreram" os nossos elementos civis!
E aqui podemos ver algumas das descendentes das valentes mulheres lusitanas da Beira Alta, que há cerca de 200 anos atrás também pegaram em armas para defender a Pátria do invasor francês!
Tivemos a oportunidade de ter presente neste evento dois
elementos especialistas nas técnicas do uso do varapau, que durante
muitos anos foi uma das armas tradicionais dos elementos populares.
Aqui podemos ver a Paula em mangas de camisa (camisa de época, claro está...), a exercitar os músculos com o seu varapau.
Por este andar, daqui a pouco vamos ter um grupo de senhoras atléticas e musculadas, que poderá ser destacado para auxiliar no transporte das peças de artilharia do GRHMA.
A Bia, por seu lado, também aprendeu a manejar com destreza a sua nova arma de defesa (que também pode ser de ataque...).
Se eu fosse ao Rafael, começava a ter mais cuidado com aquilo que diz à Bia, pois as mulheres são conhecidas por "ferverem" em pouca água e uma mulher "a ferver", que sabe técnicas de combate com varapau, pode ser um caso sério...
Foi ainda possível a realização de diversos exercícios coletivos de ataque e defesa com o varapau, entre os diversos elementos civis presentes nestes treinos, dos quais, felizmente, não resultaram danos físicos (pelo menos, que se saiba...)
Este foi mais um reflexo da dinâmica que anima o nosso animado Departamento Civil!
Autoria das imagens: Carlos Marques.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário