quinta-feira, 9 de março de 2017

Reconstituição histórica do Combate de Aire sur l'Adour (4 e 5 de março de 2017) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

O prometido foi cumprido! Conforme estava previsto, os nossos camaradas e amigos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro deslocaram-se ao sul de França a fim de marcarem presença no evento evocativo dos 203 anos do combate de Aire sur l' Adour, que foi um dos preliminares da famosa Batalha de Toulose (ocorrida a 10 de abril de 1814) que foi um dos último atos da Guerra Peninsular, pelo menos no que ao exército luso-inglês dizia respeito.

Nesta altura da História, já os exércitos imperiais franceses tinham sido expulsos da Península Ibérica e os combates tinham agora lugar em pleno território francês, invadido pelo sul pelos aliados portugueses, ingleses e franceses e invadido pelo norte pelos restantes aliados da chamada Sexta Coligação (Prussia, Russia, Áustria e Suécia).
 

E aqui podemos ver os nossos camaradas em plena marcha, para alcançar os seus objetivos histórico-militares (resta apenas saber se a marcha começou no Vimeiro...)


Os soldados franceses de cavalaria ligeira bem que desenvolveram aturados esforços no sentido de impedir a chegada das tropas portuguesas a Aire sur l'Adour, mas tais esforços revelaram-se infrutíferos, face à determinação lusitana.


Aqui podemos ver alguns dos nossos camaradas franceses da Divisão Harispe, que se dedicaram a organizar este excelente evento e a quem agradecemos o convite enviado e os esforços desenvolvidos, no sentido de que no mesmo estivesse presente uma delegação portuguesa.





E aqui temos os bravos soldados do Regimento de Infantaria nº 19 e do Batalhão de Caçadores nº 6, dispostos no campo de batalha e prontos a para evocar, uma vez mais, o esforço e a determinação dos nossos antepassados, que combateram na Guerra Peninsular!


Cá está o nosso valente soldado Zé Maria, que não perdeu uma oportunidade para exibir, sempre que possível, a excelente bandeira regimental do Regimento de Infantaria nº 19!

Bem haja a estes nossos camaradas do Vimeiro, pelo investimento que fizeram nesta longa e difícil deslocação rodoviária até França, a fim de participarem num evento que se destinava, também, a evocar a memória dos soldados portugueses que há cerca de 200 anos, trabalharam arduamente para garantir a defesa e a independência da nossa Pátria.


 Autorias das imagens: AMBV.


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário