terça-feira, 4 de abril de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (9ª Parte: Freineda)


Caríssimos(as),

Os combates histórico-militares voltaram uma vez mais à aldeia de Freineda!

Como vem sendo hábito, a fase final da Escola do Soldado ocorreu na aldeia raiana de Freineda, altura em que costumamos pôr em prática alguns dos ensinamentos e dos procedimentos realizados no dia precedente, designadamente em matéria de técnicas histórico-militares de combate urbano.

Porém, este ano não foram apenas os combatentes que deambularam pelas ruas e ruelas da típica e vistosa aldeia de Freineda, porquanto verificou-se desta vez uma afluência e presença significativa de público, que não quis perder os tiros de mosquetes dos soldados de infantaria e os disparos das nossas possantes peças de artilharia!


Como irão ter a oportunidade de constatar nos próximos dias, houve uma outra classe de público que também marcou uma presença significativa em Freineda: os fotógrafos!


E que fotógrafos!

É de facto um prazer poder visualizar a qualidade do trabalho desenvolvido por um conjunto cada vez mais alargado de inspirados técnicos da imagem que, com engenho e arte, retratam as deambulações histórico-culturais dos nossos(as) recriadores(as) históricos(as), pelos mais diversos cenários.
 

E um dos principais cenários que é possível visualizar em Freineda é precisamente o edifício (visível ao fundo, da imagem supra) onde esteve temporariamente instalado o quartel-general do General Wellington (designadamente em períodos dos anos de 1811 e 1812), que constitui um dos ex-libris desta simpática aldeia.


 As peças de artilharia exercem sempre uma atração irresistível para qualquer fotógrafo...


Tal como sucede com o nosso amigo Armindo, que tem um encanto natural que nenhum fotógrafo consegue resistir a retratar, repetidamente...



Encanto irresistível este que é semelhante àquele que anima as animadas e formosas senhoras do nosso Departamento Civil, que os fotógrafos também não conseguem resistir a retratar, nas mais diversas atividades.

Existem mais imagens de Freineda em linha de espera!

Autoria das imagens: Fernando Peneiras.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário