quarta-feira, 26 de abril de 2017

Comemoração da Revolução do dia 25 de abril de 1974


Caríssimos(as),

Seguindo uma tradição de décadas, o Município de Almeida e a Junta de Freguesia de Almeida organizaram uma vez mais uma cerimónia oficial evocativa da chamada Revolução dos Cravos, ocorrida no dia 25 de abril de 1974, que resultou na implantação em Portugal do sistema de democracia representativa.



Independentemente das divergências, designadamente a nível político, que esta comemoração continua a despertar em diversos setores da sociedade, está de facto em causa um acontecimento com uma relevância inegável na História de Portugal e que marcou profundamente várias gerações de cidadãos(ãs) portugueses.

Também por este motivo é que o GRHMA acedeu ao amável convite que recebeu para uma participação neste evento e continua a associar-se a esta relevante cerimónia evocativa, que se insere no seu objetivo estatutário de colaboração na promoção e na divulgação da História de Portugal.



Para além do contingente militar, este evento contou com uma presença significativa de elementos civis do GRHMA, que aproveitaram esta oportunidade para exibir os frutos do seu labor!

 

Aqui temos as nossas amigas Paulinha e Sandra, que exibem magníficos conjuntos de vestuário de época, complementados com os excelentes chapéus de senhora, que resultaram do workshop que foi recentemente organizado pela nossa amiga Beatriz Fonte.



As cores bege e lilás resultaram em combinações perfeitas, para estas nossas duas amigas.

 

O bege foi também a cor preferida por mais estas duas senhoras do nosso Departamento Civil, as quais, à semelhança dos demais elementos, complementaram o seu vestuário de época com o calçado adequado, agasalho e luvas, resultando em verdadeiros pináculos de elegância!


Elegância essa que também carateriza o conjunto utilizado pela nossa amiga Dionísa, apenas destoando neste conjunto o par de óculos utilizado (que me parece ser mais típico do séc. XXI, do que do séc. XIX...).


É sempre um prazer renovado, poder constatar o interesse e a dedicação dos elementos do nosso Departamento Civil, que se dedicam a investigar os costumes e as tradições em uso no início do séc. XIX, designadamente ao nível do vestuário de época, com vista a tentar reproduzir as mesmas com a fidelidade possível, em prol do rigor histórico e da promoção da atividade histórico-cultural do GRHMA.

Bom trabalho meninas!

Autoria das fotos: Paulinha.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário