segunda-feira, 3 de abril de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (8ª Parte: Tertúlia "A vivência das mulheres dos finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX")



Caríssimos(as),

Mas será que existe alguém que tem a ilusão que um recriador histórico do início do séc. XIX só pensa em combates e em bailes (oitocentistas...)?

Duvido que assim seja, mas se por acaso for, venho agora desenganar esse eventual engano e dar nota de mais uma interessante atividade que teve lugar no decurso da nossa Escola do Soldado, que foi a Tertúlia que correu sob o título "A vivência das mulheres dos finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX".


Para este efeito tivemos o grato prazer de contar com a presença e com a colaboração da Professora Doutora Maria Antónia Lopes, que, para além de ser Doutora e Agregada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra, possui uma extensa experiência em matéria de investigação histórica e que nos deu o prazer de partilhar os seus extensos conhecimentos com os participantes da nossa Escola do Soldado.



As apresentações iniciais estiveram a cargo da nossa amiga Paula Sousa e o evento propriamente dito teve lugar num cenário apropriado, como são quase todos os cenários existentes na formosa vila de Almeida, que foi o das Portas de Santo António.


 

Após a realização da Tertúlia e do alimento que da mesma resultou para o nosso espírito, os presentes tiveram ainda a oportunidade de partilhar um copioso e saboroso lanche de época, que serviu para retemperar as forças e fornecer o necessário alimento para o nosso corpo.

É de facto importante o equilíbrio e a interligação que o GRHMA continua a procurar e que é necessário manter, entre a recriação histórica e a investigação histórica, num esforço permanente de busca da maior fidelidade histórica possível, com vista a credibilizar e a continuar a promover o projeto histórico-cultural que tem vindo a ser desenvolvido no concelho de Almeida, que conta com a colaboração e a participação de múltiplas pessoas e entidades, públicas e privadas.


Autoria das imagens: Paulinha e Carlos Marques.

Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário