segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Comemorações dos 207 Anos da Batalha do Bussaco (1810-2017) - Passeio noturno encenado e inauguração do Centro Interpretativo "Mortágua na Batalha do Bussaco": dias 23 e 24 de setembro.





Caríssimos(as),

Aproxima-se a data de mais um interessante evento histórico-cultural alusivo à Guerra Peninsular, que desta vez vai ter lugar na zona envolvente da Serra do Bussaco, local onde, há cerca de 207 anos atrás, mais de 100 mil soldados, das mais diversas nações europeias, combateram em prol e/ou em defesa das respetivas Pátrias.

Tratou-se, provavelmente, de um dos acontecimentos mais relevantes das chamadas Invasões Francesas e que deixou marcas e algumas cicatrizes muito profundas na memória das populações locais, em especial das populações dos concelhos da Mealhada, Mortágua e de Penacova e que motivou a realização de mais este conjunto de eventos muito interessantes que, sem dúvida, irão contribuir para a preservação e para divulgação deste relevante património, que é de todos nós.

Como não podia deixar de ser, os elementos do GRHMA vão estar presentes e na linha da frente, na promoção e na dinamização deste evento, juntamente com os nossos amigos(as) e camaradas da AMBV!

O programa do evento pode ser consultado, designadamente, AQUI.

Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário