terça-feira, 26 de setembro de 2017

Comemorações dos 207 Anos da Batalha do Bussaco (1810-2017) - Passeio Noturno Encenado


Caríssimos(as),

A outra vertente do evento recentemente realizado teve a ver com uma participação no chamado passeio noturno encenado, que constitui uma organização conjunta dos três municípios que se situam na zona envolvente da Serra do Bussaco (Mealhada, Mortágua e Penacova) e que consiste num percurso pedonal e à luz das estrelas, que percorre uma parte substancial do cume da Serra, que foi precisamente o local onde há cerca de 207 anos atrás esteve colocado o dispositivo do exército Luso-inglês.


O local estipulado para a reunião e partida dos soldados histórico-militares foram as instalações do INATEL do Luso, que foi também o local onde as nossas tropas pernoitaram. É devido um reconhecimento especial, designadamente, ao Município da Mealhada, pelas excelentes condições de alojamento que foram proporcionadas aos nossos recriadores históricos, bem como aos funcionários e colaboradores do INATEL, pela simpatia e acolhimento dispensados.

Bem Haja!



A marcha noturna realizada foi bastante agradável e constituiu mais um relevante exemplo da articulação que é possível fazer entre a promoção e a divulgação cultural e histórico-militar e as excelentes condições naturais e paisagísticas existentes na Serra do Bussaco, que sem dúvida podem servir de relevantes fatores de atração e de promoção turística, os quais por sua vez se podem transformar em catalisadores de desenvolvimento económico.



E um dos indícios do potencial que este tipo de atividades possui ficou refletido na considerável adesão do público a este evento, onde participaram cerca de duas centenas de pessoas, esgotando as inscrições disponíveis.


Outro dos marcos históricos que foi visitado foi precisamente o Moinho de Sula, que foi o local onde o General Robert Craufurd, que era o comandante da chamada Divisão Ligeira, posicionou o seu posto de comando, no decurso da Batalha do Bussaco.


Um dos locais de paragem do passeio encenado localizou-se junto ao obelisco do Bussaco, onde foi feita uma breve descrição dos fardamentos e equipamento dos soldados histórico-militares presentes neste evento, bem como foi feito um enquadramento histórico da atividade desenvolvida.
 

Esta vertente do evento traduziu-se em mais uma aposta ganha, por parte da respetiva organização, embora exista ainda um considerável potencial por explorar neste local, ao nível da promoção do respetivo património histórico-militar e da articulação que é possível fazer entre este e os outros excelentes patrimónios existentes nesta região, designadamente a nível gastronómico e natural, que podem (e devem...) ser convertidos em motores de crescimento e de desenvolvimento económico.


Autoria das imagens: Armando Rui.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário