segunda-feira, 4 de setembro de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Combates de rua na vila de Almeida (4)


Caríssimos(as),

Nem só de cerimónias foi feito o Cerco de Almeida!

Como é habitual, os combates histórico-militares constituem uma vertente relevante deste evento de recriação histórica e, uma vez mais, este ano as expetativas a este nível foram plenamente cumpridas!



Uma vez mais, os soldados franceses apresentaram-se em Almeida aguerridos e prontos para fazer todos os esforços possíveis para conquistar a fortaleza!



E aqui podemos ver um exemplo da determinação do Exército Imperial Francês, o qual, apesar de sofrer pesadas baixas, continuou a progredir agressivamente pelas ruas de Almeida, fazendo um fogo nutrido, dirigido às tropas aliadas.



O Exército aliado Luso-inglês, por seu lado, não deixou os seus créditos por mãos alheias e ofereceu uma considerável resistência ao invasor gaulês!



Sendo que, neste dia a "balança", em termos táticos, ficou um pouco desiquilibrada a favor dos nossos adversários, uma vez que estes tiveram a felicidade de contar com o apoio de um aguerrido destacamento de cavalaria, composto por Hussardos e Dragões franceses.



No entanto, nos momentos de maior dificuldades, os nossos soldados de infantaria puderam contar sempre com o apoio dos bravos artilheiros portugueses!


Todavia, parece que nem os nossos bravos artilheiros conseguiram resistir à cavalaria francesa...



Os sucessivos e determinados assaltos dos franceses acabaram por provocar pesadas baixas no exército aliado, conforme se pode constatar através das imagens supra, embora no final dos combates os soldados afetados tivessem recuperado rapidamente a sua saúde e bem-estar geral, graças à milagrosa medicina moderna...



Os populares de Almeida, por seu lado, não se coibiram de pegar em armas e de defender as ruas e casas de Almeida, com unhas e dentes!



Autoria das imagens: mestre Carlos Marques, Alma & You e Histoarts.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário