sexta-feira, 1 de setembro de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Cerimónia do arriar das bandeiras e honras ao Sr. Presidente da República (3)

Caríssimos(as),

Uma das cerimónias relevantes realizadas no decurso do Cerco de Almeida teve lugar no dia de sábado, 26 de agosto, ao final da tarde e esteve associada à visita à vila de Almeida de Sua Excelência o Sr. Presidente da República Portuguesa, o Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.



À hora marcada para o início da cerimónia, todos os soldados histórico-militares já se encontravam na formatura, devidamente alinhados e com o equipamento a brilhar, a aguardar pela chegada do Sr. Presidente da República.


E aqui temos o Comandante do GRHMA que, também nesta ocasião, andou permanentemente com um olho nas tropas e outro olho no relógio, de molde a garantir que tudo estava alinhado e pronto, à hora certa.


O compasso de espera que se verificou até à chegada das individualidades, permitiu aos chefes de grupo fazer algumas poses para a fotografia.


Também na secção das bandeiras do contingente português existiram algumas oportunidades para poses fotográficas, até porque nesta secção existiam soldados bastante fotogénicos...


Este evento contou ainda com a presença da Banda Musical Malhadense, que é uma venerável instituição do concelho de Almeida com mais de um século de existência (foi fundada em 13 de julho de 1907) e que brindou os todos os presentes nesta cerimónia com o toque do Hino Nacional Português.



Após a chegada do Sr. Presidente da República as tropas perfilaram-se e procedeu-se ao arriar das bandeiras nacionais dos vários países representados neste evento, ao som do Hino Nacional Português.



O toque do Hino Nacional e a oportunidade para entoar a "A Portuguesa", enquanto símbolos nacionais de Portugal, constituem motivações muito importantes para a maioria dos elementos que, em regime de voluntariado, participam em eventos de reconstituição histórica, integrados nos vários grupos de recriação histórica existentes no nosso país.  

A presença e adesão, por parte do Sr. Presidente da República, a esta cerimónia histórico-militar constituiu um momento relevante do Cerco de Almeida, traduzindo-se num reconhecimento institucional da relevância do trabalho de mais de uma década, desenvolvido pelo Município de Almeida, em prol da promoção e da divulgação da História de Portugal.



Autoria das imagens: Histoarts, Armando Rui e Carlos Marques.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário