Uma das cerimónias relevantes realizadas no decurso do Cerco de Almeida teve lugar no dia de sábado, 26 de agosto, ao final da tarde e esteve associada à visita à vila de Almeida de Sua Excelência o Sr. Presidente da República Portuguesa, o Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.
À hora marcada para o início da cerimónia, todos os soldados histórico-militares já se encontravam na formatura, devidamente alinhados e com o equipamento a brilhar, a aguardar pela chegada do Sr. Presidente da República.
E aqui temos o Comandante do GRHMA que, também nesta ocasião, andou permanentemente com um olho nas tropas e outro olho no relógio, de molde a garantir que tudo estava alinhado e pronto, à hora certa.
O compasso de espera que se verificou até à chegada das individualidades, permitiu aos chefes de grupo fazer algumas poses para a fotografia.
Também na secção das bandeiras do contingente português existiram algumas oportunidades para poses fotográficas, até porque nesta secção existiam soldados bastante fotogénicos...
Este evento contou ainda com a presença da Banda Musical Malhadense, que é uma venerável instituição do concelho de Almeida com mais de um século de existência (foi fundada em 13 de julho de 1907) e que brindou os todos os presentes nesta cerimónia com o toque do Hino Nacional Português.
Após a chegada do Sr. Presidente da República as tropas perfilaram-se e procedeu-se ao arriar das bandeiras nacionais dos vários países representados neste evento, ao som do Hino Nacional Português.
O toque do Hino Nacional e a oportunidade para entoar a "A Portuguesa", enquanto símbolos nacionais de Portugal, constituem motivações muito importantes para a maioria dos elementos que, em regime de voluntariado, participam em eventos de reconstituição histórica, integrados nos vários grupos de recriação histórica existentes no nosso país.
A presença e adesão, por parte do Sr. Presidente da República, a esta cerimónia histórico-militar constituiu um momento relevante do Cerco de Almeida, traduzindo-se num reconhecimento institucional da relevância do trabalho de mais de uma década, desenvolvido pelo Município de Almeida, em prol da promoção e da divulgação da História de Portugal.
Autoria das imagens: Histoarts, Armando Rui e Carlos Marques.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário