quarta-feira, 6 de setembro de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - O acampamento histórico (6)



Caríssimos(as),

Outra das vertentes relevantes do Cerco de Almeida esteve relacionada com a dinamização e as atividades desenvolvidas no acampamento histórico, que constitui um dos focos de atração deste evento.


Desde logo, foi neste espaço que ficaram instaladas as chamadas oficinas de época, como foi o caso da oficina da artilharia (que foi dinamizada pelo nosso amigo Joaquim Guedes), através das quais o público teve a oportunidade de colocar questões e de pedir/receber  esclarecimentos a propósito das mais diversas particularidades de natureza histórico-militar e não só.



E aqui temos a oficina de cirurgia, dinamizada pelo nosso amigo José Patena, através da qual o público teve a oportunidade de conhecer alguns dos pormenores e das particularidades associadas aos  ferimentos e às doenças que afetavam os soldados do início do séc. XIX, bem como os tratamentos habitualmente dispensados na respetiva cura.

Um dos pormenores interessantes existentes neste espaço foi a chamada "Farmacopeia", que é talvez um equipamento único existente em todo o nosso país e que agrega alguns dos objetos cirurgicos e remédios mais utilizados nesta época historica.



A oficina da costura, que esteve a cargo da nossa amiga Beatriz Fonte, permitiu um contato com as técnicas de confeção e com os tecidos em voga no início do séc. XIX, em especial ao nível do vestuário feminino.


Outro equipamento singular instalado no acampamento histórico foi este telégrafo de época, o qual foi amavelmente cedido pelo Município de Torres Vedras para este efeito, e que, à época, constituía um dos meios privilegiados para transmissão à distância, de mensagens e de informações militares.



O acampamento histórico foi também o local privilegiado para a interação entre os recriadores históricos e o público, permitindo o conhecimento das particularidades dos uniformes e do equipamento recriado e utilizado por cada grupo e o respetivo fundamento e enquadramento histórico, ao nível da chamada Guerra Peninsular.

Temos aqui, por exemplo, os nossos amigos da Asociacion Historico Cultural Voluntarios de Leon 1808 - 1814, que trouxeram ao Cerco de Almeida uma unidade militar de clérigos (de guerrilha), que constituiram uma das particularidades da Guerra Peninsular, designadamente na nossa vizinha Espanha, no decurso da qual um número considerável de religiosos pegou voluntariamente em armas e combateu o exército francês, para defesa da religião e da Pátria.


Outra unidade histórico-militar presente neste evento foi trazida pelos nossos amigos da Asociacion Historico Cultural Voluntarios de Madrid 1808-1814, representativa da guarnição de Ciudad Rodrigo e como tropa de reforço do exército luso-inglês, no decurso do Cerco de Almeida.



Mas nem só de soldados se fez o Cerco de Almeida! Para prova deste facto, temos aqui uma imagens dos(as) nossos(as) amigos(as) da Guerrilha de Montagraço, que é um grupo integrado na Associação Cultural e Recreio 13 de Setembro de 1913.


As cores inglesas também estiveram representadas no Cerco de Almeida, embora maioritariamente provenientes de grupos de recriação histórica espanhóis!


E sem os franceses não se fazem as guerras! 

Também por este motivo é que neste evento estiveram presentes várias dezenas de recriadores históricos provenientes de França, que investem entre 12 a 14 horas em viagens rodoviárias, a fim de partilharem alguns momentos connosco, no Cerco de Almeida.



A cavalaria é um outro componente fundamental de qualquer batalha histórico-cultural!

Por este motivo, temos também de agradecer a presença no Cerco de Almeida dos nossos amigos dos Húsares de Iberia.


E vou fechar este post com uma imagem simbólica do carinho à moda de Almeida!

Como devem imaginar, não é possível colocar neste espaço imagens de todos os grupos e/ou recriadores históricos presentes neste evento. Todavia, essas imagens poderão sem dúvida ser encontradas nos sítios da internet dos hábeis fotógrafos que se dedicaram a acompanhar este evento!


Autoria das imagens: Histoarts, Carlos Marques, Armando Rui, Valischka. Alma & You.


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário