quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bicentenário dos Sítios de Astorga - Abril de 2012 (3)



Caríssimos, 

É costume dizer-se que uma imagem vale por mim palavras. Para poderem constatar se este adágio popular tem ou não algum fundo de verdade, venho deixar-vos alguns video deste evento, uma vez mais com a colaboração no nosso amigo Juan Alberti.

Video de divulgação do evento. Vejam o acolhimento que este tipo de evento desperta na comunicação social espanhola, ao contrário do que sucede entre nós.

Uma explicação do enquadramento histórico do evento e alguns combates em campo aberto podem ser visualizados aqui.

Os combates na belíssima cidade de Astorga, perto das muralhas, podem ser visualizados aqui.

Neste video podem apreciar as tropas formadas em campo no último dia do evento, a apanhar com granizo a cair em abundância. Como a chuva não parava, teve de ser cancelada a batalha final.

Estes são alguns dos ossos do ofício dos recriadores históricos...

Pedro Casimiro

quinta-feira, 17 de maio de 2012

VIII Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida - dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2012

   (nota: não constitui a imagem/cartaz oficial do evento)


Caríssimos,

Está oficialmente confirmada a realização este ano do maior evento de reconstituição histórica que regularmente se realiza em Portugal: a VIII Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida!

Uma vez mais e apesar de todas as contigências de natureza financeira e orçamental existentes, o Município de Almeida decidiu apostar decididamente na realização de um evento ímpar e que marca a diferença no plano nacional, no que diz respeito à preservação e divulgação da memória dos marcantes acontecimentos que influenciaram gerações e a própria história na nossa Pátria, no início do século XIX.

A formosa Vila de Almeida constituí ainda a sede do nosso grupo de reconstituição histórica, motivo pelo qual todos os nossos soldados serão intimados a vestir os seus uniformes e a empunhar as suas armas e os seus canhões, e com a sua bravura habitual cerrarem fileiras para combater com vontade e dedicação pela preservação e divulgação do nosso património histórico!

Neste combate e à semelhança do que sucede desde o primeiro momento, vamos contar com a participação e colaboração dos nossos camaradas da Associação Napoleónica Portuguesa, da qual aliás praticamente todos os membros do GRHMA também já são sócios.

E uma coisa vos garanto meus amigos, que se não formos nós a travar este combate, não vai haver nenhuma TROIKA que o queira fazer!

As condições gerais de participação no evento serão as seguintes:

a) Número de inscrições previstas: 200 recriadores.

b) Alojamento: acampamento histórico (haverá também lugares à disposição no pavilhão municipal).

c) Refeições e pólvora: fornecidas pela organização.


Alma até Almeida!


Pedro Casimiro




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bicentenário dos Sítios de Astorga - Abril de 2012 (2)


Pois é,
Como diz o povo, "quem anda à chuva, molha-se". Ou talvez seja melhor dizer, "congela".
Como podem ver através das imagens que se juntam, no último dia deste evento os participantes foram "brindados" com um frio e chuva "granizada" em abundância.
O granizo até que viria a calhar, mas apenas se fosse para juntar a um copito de chá...



Cá para mim, o caldo que estivesse na panela que ali se pode ver, deve ter ficado mal temperado.


Depois de uma tromba de água, até as agradáveis fogueiras são coisas do passado.


Uma combinação que a malta certamente dispensava: palha com granizo.



Aqui podemos ver alguns camaradas da Polónia, que com tanto frio e granizo certamente se sentiram em casa.


Até esta carruagem do séc. XXI não escapou à tormenta.

Pedro Casimiro

terça-feira, 8 de maio de 2012

Bicentenário dos Sítios de Astorga - Abril de 2012 (1)


Caríssimos,

Uma vez mais graças à colaboração do nosso amigo Juan Alberti, que vive na magnífica ilha de Palma de Maiorca, tive acesso a um conjunto de imagens relativas ao recente evento que teve lugar na fantástica cidade de Astorga, situada no norte de Espanha.

Por motivos alheios à nossa vontade, não foi possível garantir a presença neste evento de um número significativo de soldados portugueses, ao contrário do que sucedeu em edições anteriores. De facto tivemos muita pena de não conseguirmos uma presença neste evento, pois por via de regra trata-se de uma recriação histórica muito bem organizada e participada, e que conta com muita adesão por parte da população local. 

Aqui fica um abraço para os nossos amigos dos Voluntários de León, com a promessa de poderem contar com a nossa presença numa próxima oportunidade!


Aspecto geral do acampamento.


Como podem ver, apesar do frio e da chuva, houve um número considerável de soldados que escolheu ficar alojado no acampamento histórico.

Isto é que são soldados valentes!


O sobretudo é uma peça de equipamento indispensável nestas alturas.


Assim como uma boa fogueira...


Aqui temos algumas tropas à volta da fogueira, a dar "duas de letra" e a secar a roupa.


Esta é sempre uma boa altura para partilhar uns copitos de um bom...chá.


Aqui podemos ver alguns tachos ao fogo que, com um pouco de sorte, devem estar cheios de "munições de boca"...


Aqui podemos ver um destacamento de tropas em coluna de marcha, prontos para o que der e vier.


Como podem ver, neste acampamento não estiveram presentes apenas soldados. 

Tal como outrora, também há senhoras e meninas corajosas, vestidas a rigor, que desafiam os elementos para prestar o apoio necessário aos seus maridos e companheiros! 


Pedro Casimiro

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Comemoração do Aniversário do 25 de Abril de 1974 - Vila de Almeida


Caríssimos,
Uma vez mais, esteve presente uma delegação do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida nas comemorações oficiais do aniversário do 25 de Abril de 1974, que recentemente tiveram lugar nesta formosa Vila, situada na Beira Alta.
Foi a primeira intervenção numa cerimónia oficial deste género, depois da formalização da criação da associação cultural, onde actualmente se insere este grupo de reconstituição histórica.


Esta efeméride reporta-se a um evento importante na nossa história recente e merece sempre a atenção das autoridades civis e da população da Vila de Almeida


Temos aqui o momento em que a esquadra de infantaria efectuou uma salva, junto ao renovado Largo 25 de Abril, em Almeida.

O nosso camarada(1) que tirou as fotos (e que pertence ao Regimento de Infantaria nº 23) pelos vistos quis voltar aos tempos da censura e optou por não tirar fotos relativas ao disparo de peça de artilharia.

Nem sei como é que os bravos soldados presentes do Regimento de Artilharia nº 4 deixaram passar esta falta em claro...


Temos aqui uma imagem que ilustra o maravilhoso tempo que fazia neste dia em Almeida, que até forçou o nosso amigo Paulo Amorim a segurar a barretina com redobrado cuidado, para evitar que voasse...


Pedro Casimiro



(1) Segundo consta, o culpado foi o soldado Rui Nabais. Ó Rui: para a próxima é preciso ajustar as contas...