Caríssimos,
Conforme estava previsto, realizou-se na aldeia de Freineda, no passado dia 16 de março, uma pequena cerimónia evocativa alusiva à Guerra Peninsular.
Este evento teve lugar na praça da aldeia, junto ao edifício que serviu de aquartelamento ao general Wellington por diversas ocasiões, e onde também se encontra um monumento evocativo alusivo a este grande personagem da história portuguesa e mundial.
O dia apresentou-se muito cinzento e chuvoso e tivemos muitas dúvidas acerca da possibilidade de podermos realizar qualquer demonstração, mas no final a organização lá conseguiu arranjar uma aberta no tempo durante alguns minutos, de molde a possibilitar a execução de algumas manobras.
Aqui temos a peça de artilharia em "manobras", junto à esquadra de infantaria.
Aqui temos as tropas num momento de descontração, em que aproveitam para ensarilhar as armas e dar "duas de letra".
Como sucede todos os anos, este evento conta com a presença de elementos do Clube Escape Livre, que se dedicam ao desporto motorizado e que não perdem a oportunidade de comparecer em Freineda nesta altura, não só para assistirem à nossa demonstração anual, como também (e se calhar, principalmente...), para provarem algumas iguarias raianas.
Pedro Casimiro