quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Evento: Teatro de Sombras Chinesas "Sombras da Batalha" - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, dia 3-2-2018


Caríssimos(as),

Cá está mais um original evento cultural, promovido pelo Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV)!

Uma vez mais, os mais pequeninos (sem exclusão dos mais graúdos...) vão ter uma oportunidade de ouro para iniciarem, ou desenvolverem, conhecimentos acerca da História de Portugal, através de uma iniciativa que vai aliar a arte milenar das Sombras Chinesas, também apelidada de Teatro de Sombras, ao desenvolvimento de uma narrativa, que sem dúvida terá a habitual qualidade dos eventos promovidos pelo CIBV, a propósito da famosa Batalha do Vimeiro.

Mais informações acerca deste evento podem ser obtidas AQUI.


Pedro Casimiro



segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

10ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural em Vilar Formoso: dias 2 a 4 de fevereiro de 2018


Caríssimos(as),

Aproxima-se a data da realização de um dos mais relevantes eventos de promoção turística e regional da Beira Alta, organizado pelo Município de Almeida!

Trata-se da 10ª edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que irá ter lugar em Vilar Formoso entre os dias 2 e 4, do próximo mês de fevereiro, que tem por objetivo essencial a promoção e a divulgação de setores regionais tais como a caça e pesca, o artesanato, produtos alimentares, destacando-se o enchido e a doçaria tradicional.

Entre muitas outras atividades, este evento contará com demonstrações de montarias ao javali, de largada de perdizes, demonstrações de caça com cachorros coelheiros e com aves de rapina, para além de uma exposição de cães de matilhas e de atividades de tiro virtual.

Uma vez mais, o GRHMA recebeu um amável convite proveniente do Município de Almeida no sentido de uma presença e participação neste evento, com vista à colaboração na promoção do património histórico-cultural do concelho de Almeida e de Portugal, enquanto fator relevante de atração do chamado Turismo Cultural e do Turismo Histórico-militar.


Pedro Casimiro



quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Arquivo da Associação Napoleónica Portuguesa: a primeira edição do Cerco de Almeida (16 a 18 de setembro de 2005).


Carissimos(as),

O nosso amigo Faria e Silva andou a remexer e a tirar algum pó acumulado dos seus arquivos, tendo encontrado e enviado esta imagem, relativa à primeira deslocação dos elementos da Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) à vila de Almeida.

Pois é, foi no já longínquo ano de 2004 que a ANP, em coordenação com o Município de Almeida, se prontificou a colaborar na defesa das muralhas da fortaleza de Almeida, dando os primeiros tiros e lançando os alicerces daquele que, atualmente, é o maior (e porventura o melhor...) evento histórico-cultural peninsular, alusivo às Invasões Francesas.

Não chegavam a uma dúzia, os soldados do, na altura, recentemente criado destacamento do Batalhão de Caçadores nº 6 (Companhia de Atiradores), que participaram neste evento, em articulação com um destacamento histórico-militar de infantaria de linha, do Regimento de Infantaria nº 16, que era integralmente composto por soldados do Exército Português

No ano seguinte (16 a 18 de setembro de 2005) realizou-se a primeira edição do Cerco de Almeida, enquanto evento de recriação histórica organizado de raiz, já com a presença e a participação de algumas dezenas de recriadores históricos, provenientes de Espanha, França e Reino Unido, para além dos elementos da ANP.


E aqui temos um dos mais elegantes e vistosos elementos do Batalhão de Caçadores nº 6!

Conforme referiu o nosso amigo Faria e Silva na sua mensagem, é pertinente recordar uma vez mais e registar para a posteridade, o nome daqueles soldados histórico-militares que estiveram presentes neste início, e que desbravaram o caminho para a evolução e para as "gerações" subsequentes:

- Faria e Silva
- Pedro Casimiro
- Sérgio Coelho
- José Patena
- João Lisboa
- Rui Ramos
- João Maia
- Pedro Henriques
- António Viana

Será também pertinente recordar que neste início, todos os elementos da ANP suportavam os custos inerentes à aquisição das suas armas, uniformes e de todo o equipamento necessário, bem como o custo de aquisição da pólvora. Suportavam também o pagamento de todas as despesas inerentes a alojamento e refeições, para participar em eventos realizados em Portugal e no estrangeiro, com o único e exclusivo propósito de terem uma participação ativa na promoção  deste  património histórico-cultural, que afinal é de todos nós, e que importa continuar a contribuir para a respetiva divulgação e preservação.


Pedro Casimiro



terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Tertúlia "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão": dia 16 de fevereiro de 2018, 11.00 horas, Direção de História e Cultura Militar (Lisboa)

Caríssimos(as),

Está agendado para o próximo dia 16 de fevereiro de 2018, pelas 11.00 horas, a realização de um interessante evento cultural, que vai ter lugar na Direção de História e Cultura Militar, em Lisboa, relativo à temática da História Militar.

Trata-se da apresentação intitulada "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão" que irá ser realizada pelo nosso camarada Carlos Alves que, para além de ser sargento-ajudante de infantaria, em exercício de funções no Exército Português, é também um dos mais antigos e dedicados elementos histórico-militares do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

Foi de facto singular o percurso da chamada Legião Portuguesa, enquanto corpo militar constituído por soldados portugueses e criado no início de 1808, na sequência da Primeira Invasão Francesa. Durante cerca de 6 anos esta unidade esteve ao serviço das águias napoleónicas, combatendo por toda a Europa, tendo sido extinta apenas no ano de 1814. Talvez poucos saibam que esta unidade militar esteve integrada no exército napoleónico interveniente na invasão da Rússia, no ano de 1812!

Não temos qualquer dúvida em afirmar que se trata de um evento a não perder, para todos os apaixonados pela História Militar e pela História de Portugal, tendo principalmente em conta os conhecimentos técnicos e históricos do orador previsto para este evento.


Pedro Casimiro




sábado, 20 de janeiro de 2018

O GRHMA na FITUR 2018 (dia 20 de janeiro de 2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Os soldados e os elementos civis do GRHMA ainda nem sequer entraram em território nacional, e já aqui estão algumas imagens deste evento!

Neste dia, os visitantes da maior Feira de Turismo da Península Ibérica tiveram o privilégio de contar com a presença de um destacamento destes nossos corajosos soldados e de elegantes senhoras, que deram um brilho muito especial a este evento, contribuindo deste modo para a promoção e para divulgação do património histórico-cultural do concelho de Almeida e de Portugal.




Aqui está o destacamento histórico-militar do GRHMA, composto por soldados do Regimento de Infantaria nº 23, do Regimento de Artilharia nº 4, do Batalhão de Caçadores nº 6 e do novíssimo Regimento de Cavalaria nº 11.

Como exceção do elemento do Batalhão de Caçadores, todos os demais soldados usaram as pantalonas (calças) azuis com o seu uniforme, por ser a vestimenta típica do período de inverno, usada pelos soldados portugueses no início do séc. XIX.


O nosso soldado caçador Rui Silva não usou, nem podia usar, pantalonas azuis. Antes optou por usar as suas elegantes pantalonas brancas (ao invés das apropriadas pantalonas castanhas), porque (segundo dizem...) o serrubeco (tecido de que são feitas as pantalonas dos Caçadores) lhe causa muita alergia. O Rui fez muito bem, pois a última coisa que queremos é um dos nossos soldados com alergias e irritações nas perninhas...


O nosso recruta Joni Pires estreou neste evento um uniforme do Regimento de Cavalaria nº 11, que constitui a mais recente unidade histórico-militar criada no GRHMA.


Os nossos soldados fizeram um desfile pelo recinto da FITUR, de modo a tornar conspícuos os respetivos e elegantes uniformes histórico-militares.


Como é habitual, o Município de Almeida esteve representado neste evento ao mais alto nível, através do Sr. Presidente (Eng. António Machado) e do Sr. Vice-presidente (Sr. José Alberto Morgado), tendo também marcado presença o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal (Prof. Baptista Ribeiro), facto que é revelador do continuado compromisso do Município com a promoção e com a divulgação do concelho de Almeida.


Autoria das imagens: Paulinha e Armando Rui.


Pedro Casimiro




sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lançamento da agenda cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro para o ano de 2018: dia 27-1-2018


Caríssimos(as),

Está agendado para o próximo dia 27 de janeiro o lançamento da agenda para o ano de 2018, do nosso já conhecido Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), sob a égide da Câmara Municipal da Lourinhã.

Aqui fica o cartaz deste evento, onde está descrito o respetivo programa, que é sem dúvida merecedor de uma visita!

A equipa responsável pela gestão deste importante espaço cultural, em articulação com o Município da Lourinhã e com os nossos camaradas e amigos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, tem sem dúvida dado um contributo relevante ao nível da promoção e da divulgação do património histórico-cultural nacional, associado às chamadas Invasões Francesas.

Para estes efeitos, estas entidades poderão sempre continuar a contar com o apoio e com a colaboração do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

Mais informações acerca deste evento podem ser encontradas AQUI.


Pedro Casimiro





quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O GRHMA na FITUR 2018 (Feira Internacional de Turismo de Madrid): dia 20 de janeiro de 2018


Caríssimos(as),

Já teve início a 38ª edição daquele que é o maior evento peninsular dedicado à promoção do turismo e que constitui o segundo maior evento mundial deste género. Este ano o nosso país irá estar representado pela maior delegação de sempre, neste evento, sendo de assinalar a presença de 7 regiões de turismo, 76 empresas e de 5 start-ups (empresas em início de atividade).

Será mais uma oportunidade de ouro para Portugal fazer valer os seus créditos como Maior Destino do Mundo, de conformidade com a magnífica distinção recentemente atribuída pelo World Travel Awards. Como todos sabemos, o desenvolvimento da atividade turística tem sido um dos impulsionadores da economia nacional. É imprescindível a colaboração de todos na promoção e divulgação da nossa História, cultura, gastronomia e das nossas fantásticas paisagens naturais, que tanto têm contribuído para atraír milhões de visitantes ao nosso país.

E o GRHMA também vai continuar a fazer contributos relevantes nesta matéria!

Na senda do aturado trabalho e esforço desenvolvido pelo Município de Almeida, ao nível da promoção e divulgação do concelho de Almeida, o GRHMA respondeu positivamente ao convite que foi formulado no sentido de também participar neste evento.

Assim sendo, no próximo dia 20 de janeiro uma delegação de generosos voluntários  civis e histórico-militares do GRHMA irá estar presente na FITUR, em Madrid, com vista a colaborar na divulgação do trabalho que vem sendo feito em Almeida, em termos da preservação e da divulgação do património histórico-cultural nacional associado às chamadas invasões francesas, o que por sua vez constitui um elemento relevante ao nível da promoção e do desenvolvimento do Turismo Histórico-militar neste concelho.

Alma Até Almeida!


Pedro Casimiro


sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Evento: Trail Run "Batalha do Vimeiro 1808": dia 11 de março de 2018


Caríssimos(as),

Aqui temos mais um evento cultural que vai "mexer" com a população do Oeste!

Trata-se de uma iniciativa promovida pelos(as) nossos(as) amigos(as) do Vimeiro e da Lourinhã, sob a égide do respetivo e culturalmente ativo Executivo Camarário, que uma vez mais associa a promoção e a divulgação da História de Portugal, a exigentes e salutares exercícios físicos.

Mais informações acerca deste evento podem ser obtidas AQUI.

Pedro Casimiro



segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Votos de Bom Ano Novo da Garde Chauvin


Caríssimos(as),

Os nossos camaradas e amigos franceses da Garde Chauvin endereçaram desejos de bom Ano Novo a todos os elementos do GRHMA, a quem agradecemos e retribuímos esta atenção, que é mais um penhor da amizade e da camaradagem que une os elementos das nossas associações.

É sempre um prazer renovado rever estes nossos amigos franceses, com quem já partilhamos inúmeros combates histórico-militares e que são leais assíduos visitantes do nosso Cerco de Almeida.

A bientôt de vous revoir a tous!

Pedro Casimiro