Caríssimos(as),
No passado sábado, o último do mês, realizou-se uma vez mais a atividade do Render da Guardar, em Almeida, com a generosa participação dos nossos elementos.
Uma vez mais, as muralhas e as portas de Almeida ganharam vida e animação, com a presença dos nossos valentes soldados.
Uma patrulha por artilheiros, nas Portas de S. Francisco
Segundo me comunicou a Paulinha, estavam de visita a Almeida, neste dia, alguns estrangeiros (ingleses e americanos) que entraram em contato com as nossas tropas e entre os quais se incluíam elementos que também tinham prevista uma participação no evento de Waterloo, para os dias 17-21 de junho próximo.
Mais uma vez ficou provada a pertinência desta atividade do Render da Guarda, pois de outro modo não teria sido possível trocar contatos e marcar um encontro em Waterloo, com estes visitantes!
Aqui temos uma situação em que os nossos soldados tiveram de se impor e impedir a entrada em Almeida desta moto com side-car, de molde a evitar o perigo de um anacronismo histórico...
E depois do trabalho é preciso recuperar as forças!
Desta vez coube ao afamado Chef João Pina confecionar o almoço e brindar as tropas presentes com a sua já famosa feijoada de atum, enquanto a Paulinha brindou os nossos soldados com mais uma das suas especialidades de doçaria: baba de camelo.
A sede do GRHMA, situada no Quartel das Esquadras, continua a revelar-se um equipamento muito relevante para a atividade da nossa associação e serviu, mais uma vez, de local de encontro e de partilha de uma refeição, entre os nossos elementos.
Para além de servir de armazém para os mais diversos equipamentos relacionados com a atividade de recriação histórica, a nossa sede possui uma relevância assinalável como ponto de encontro e local de reunião, principalmente no decurso das recriações históricas realizadas em Almeida, mas não só, como temos vindo a constatar.
A criação e instalação desta sede (que foi inaugurada no dia 29 de julho de 2013) ficou a dever-se ao esforço, interesse e dedicação do Executivo do Município de Almeida, com a colaboração de alguns elementos do GRHMA, a quem é sempre devido o necessário reconhecimento e agradecimento.
Aqui podemos ver o Palanca, o Armindo e o Mário, a partilhar algumas munições de boca...
E, claro está, depois da festa temos o after-party, que consiste na limpeza do espaço e lavagem da loiça.
Desta vez, parece que a tarefa sobrou para o Palanca...
Alma até Almeida!
Pedro Casimiro