sexta-feira, 25 de maio de 2018

"1810 e os Mistérios da Queda de Almeida" (Aldeias Históricas de Portugal em Festa): Reportagem fotográfica

(Reconstituição possível dos traços fisionómicos do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, realizada por um artista plástico seu descendente)

Caríssimos(as),

Almeida demonstrou uma vez mais que está na Vanguarda!


No passado final de semana realizou-se em Almeida um conjunto de momentos histórico-culturais fantásticos, que constituem mais um sinal indelével da evolução qualitativa registada nesta matéria, no concelho e vila de Almeida

O mote para este evento esteve associado à evocação da memória do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, que exercia o cargo de Tenente-rei da vila de Almeida em 1810, por alturas do Cerco realizado pelo Exército Imperial Francês, sob o comando de André Massena, e que presidiu à capitulação da fortaleza, na sequência da desastrosa explosão do paiol ocorrida no decurso desse Cerco.

A condenação e posterior execução do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, na sequência da capitulação da fortaleza de Almeida, traduziu-se num processo muito pouco transparente e com foros de premeditação, no sentido da angariação de um "bode expiatório", associado ao trágico episódio da tremenda explosão que abalou Almeida, no dia 26 de agosto de 1810.


Nesta medida, é de louvar o investimento e o esforço desenvolvido pelo Município de Almeida, associado à organização deste evento, para o qual foram convidados todos os descendentes conhecidos do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida e a quem foram entregues, numa cerimónia formal, penhores representativos do reconhecimento e do respeito que é devido a um homem que serviu com zelo e dedicação a sua Pátria.

 

O epicentro deste evento esteve no fantástico Museu Histórico-militar de Almeida, que constitui um exemplo verdadeiramente único, a nível nacional, de promoção da História Viva e da interação entre o património cultural e a sociedade, em especial com referência ao início do séc. XIX e ao período das Invasões Francesas.

 


Decorreram nas instalações deste Museu múltiplas e interessantes iniciativas, durante todo o final de semana, que se traduziram em oportunidades singulares de promoção e de divulgação cultural para o numeroso público presente neste evento.

 

Os elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), por seu lado, mostraram uma vez mais a sua versatilidade e a sua disponibilidade para colaborarem com o Município de Almeida, marcando não só uma presença maciça neste evento, como também dando um contributo relevante para o respetivo sucesso!

 

Existiram também múltiplas oportunidades para a criação de quadros típicos de época, como aqueles que traduziram no convívio social entre elementos civis e histórico-militares!

 

Este evento contou com a presença de um público numeroso, bem como de famílias ávidas pela aquisição de conhecimentos histórico-culturais, para transmissão às gerações mais jovens!


 
Momentos de teatralização de rua também não faltaram neste evento, em especial no período noturno, com o percurso de diversas artérias do centro histórico da vila de Almeida.

 

Bem como momentos lúdicos muito interessantes, associados à realização de representação de episódios históricos, mediante a utilização da arte intemporal do teatro de fantoches.

 

E, como não podia deixar de ser, os exímios(as) bailarinos(as) do GRHMA tiveram ainda oportunidade de ensinar alguns graciosos passos de dança típicos do início do séc. XIX, aos elementos do público presente!


Muito mais haveria que dizer e muito mais imagens haveria para aqui colocar, referentes a um evento que de facto maravilhou todos(as) quantos(as) tiveram o privilégio de a ele assistir!

É devido por isso o devido reconhecimento a toda a equipa do Município de Almeida e a todos os elementos do GRHMA, que participaram e estiveram associados à realização deste excelente momento cultural, que revela que Almeida tem muito para oferecer a este nível, para além dos já conhecidos eventos de cariz estritamente histórico-militar.

Será ainda justo e devido destacar a contribuição para o sucesso deste evento, que teve a nossa amiga Paula Sousa (imagem supra, ao lado de um dos descendentes do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida), pela sua dedicação e trabalho incansável a favor da "causa".


ALMA ATÉ ALMEIDA!


Autoria das imagens: Armando Rui e Teatro do CalaFrio.



Pedro Casimiro




quinta-feira, 17 de maio de 2018

Acampamento na Citadelle du Château d'Oléron da Garde Chauvin - 11 a 13 de maio de 2018


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a uma atividade cultural recentemente realizada pelos nossos camaradas e amigos da Garde Chauvin, que teve lugar na lindíssima Citadelle du Château d'Oleron, que constitui um dos principais monumentos da simpática vila de Château d'Oleron.


Como todos sabem, a Garde Chauvin é uma associação francesa com quem o nosso Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida está geminado, através de um Protocolo formal de colaboração, amizade e de apoio mútuo, que constitui uma marca da camaradagem que há longos anos une os membros destas duas associações, refletida designadamente na participação em múltiplos combates histórico-militares, realizados em Portugal e no estrangeiro.


E aqui podemos ver o nosso camarada e amigo Daniel Dieu!

Apesar de este nosso amigo ter passado recentemente por alguns graves problemas de saúde, é um prazer constatar que o pior já passou e que ele está novamente em boa forma, para participar em eventos.

Esta é mais uma prova de que os marinheiros da Guarda Imperial Francesa são homens rijos, que conseguem ultrapassar qualquer adversidade!


Uma das provas da amizade e da camaradagem que une as nossas associações está refletida no facto de os nossos amigos da Garde Chauvin hastearem a Bandeira Nacional de Portugal em todos os acampamentos históricos que realizam, precisamente como sinal desta união e proximidade. 

Este é também um gesto que é sempre notado e apreciado designadamente pelos muitos emigrantes portugueses existentes em França, quando visitam ou assistem a eventos histórico-culturais participados por estes nossos amigos, questionando-os acerca dos motivos para este facto, dando origem a mais uma oportunidade para a divulgação da História e das Tradições de Portugal e de França.

On se verra bientôt mes amis! 

Mais imagens relativas a este interessante evento podem ser encontradas AQUI.


Pedro Casimiro




sexta-feira, 11 de maio de 2018

Evento: "Instrução no Forte do Alqueidão": dias 10 a 13 de maio de 2018.


Caríssimos(as),

Os(as) nossos(as) amigos(as) da Guerrilha de Montagraço e do Batalhão de Artilharia do Sobral (que estão integrados na Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913) têm prevista a realização de uma interessante iniciativa histórico-cultural entre os próximos dia 10 a 13 de maio, no Forte do Alqueidão, situado em Sobral de Monte Agraço.

O Forte do Alqueidão, que foi recentemente alvo de obras de recuperação e de renovação profundas, está integrado na Rota Histórica das Linhas de Torres, possuindo ainda associado o chamado Circuito do Alqueidão.

O Circuito do Alqueidão traduz-se num percurso ao ar livre composto por um conjunto de trilhos que ligam entre si 4 fortes (Fortes do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício) da primeira linha de defesa de Lisboa, idealizada por Wellington para deter, como efetivamente deteve, o imenso Exército Imperial Francês que no ano de 1810 vinha apostado em derrotar os portugueses e em empurrar definitivamente o Exército Luso-inglês em direção ao oceano atlântico.

Está prevista a realização de  exercícios de instrução civis e histórico-militares de época, no enquadramento perfeito fornecido pelo Forte do Alqueidão, que tornam este um evento de visita obrigatória, por parte do público em geral!


Pedro Casimiro




terça-feira, 8 de maio de 2018

III Invasões Francesas em Condeixa: dias 25 a 27 de maio de 2018, em Condeixa-a-Nova


Caríssimos(as),

Aproxima-se a data da realização de interessantes combates histórico-militares em Condeixa!

Na verdade, a simpática e cheia de história localidade de Condeixa-a-Nova vai ser palco de um interessante evento cultural evocativo das chamadas Invasões Francesas, no qual, como não podia deixar de ser, o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida também irá estar presente, em resposta ao amável convite que nos foi endereçado pelo Município de Condeixa.

Trata-se de um evento que será coordenado pela Associação Napoleónica Portuguesa e para os qual foram convocados todos os grupos de recriação histórica nacionais que integram esta associação federativa, com vista a colaborar na promoção e divulgação do património histórico-cultural nacional alusivo a este período histórico, que caraterizou e marcou de uma forma indelével o início do séc. XIX em Portugal.

É de facto um prazer continuado para nós colaborar com entidades públicas, como o Município de Condeixa-a-Nova, que desejam apostar de uma forma relevante na realização de eventos evocativos da História e das Tradições locais, que visam também assinalar e contextualizar o respetivo enquadramento na própria História de Portugal.


Mais informação acerca deste evento imperdível podem ser encontradas AQUI.



Pedro Casimiro




IV Recriação Histórica Internacional da Batalha de Vitória: dias 15 a 17 de junho de 2018


Caríssimos(as),

E para demonstrar, uma vez mais, que no GRHMA não se descansa, nem se faz férias, quando está em causa a promoção e divulgação do património histórico-cultural de Portugal, aqui fica uma nota relativa a mais uma interessante recriação histórica, que desta vez se vai realizar nos próximos dias 15 a 17 de junho, na lindíssima cidade de Vitória, que situa no norte de Espanha.

A Batalha de Vitória teve lugar no dia 21 de junho de 1813 e marcou o princípio do fim da ocupação da Península Ibérica, por parte do Exército Imperial Francês, depois de cerca de 6 anos de guerra, de devastações e de amargos e violentíssimos combates, que deixaram praticamente em ruínas Portugal e Espanha.

Será para nós um prazer participar e colaborar com os nossos queridos amigos(as) da Associação de Recriação Histórica "Batalha de Vitória 1813" na realização deste evento, tanto mais que está em causa uma localidade que, à semelhança do que sucede com Almeida, está integrada na Rede Ibérica Napoleónica e na Federação Europeia de Cidades Napoleónicas.


Pedro Casimiro



Evento: "O Cerco do Porto", Segunda Parte - Paranhos: dia 26 de maio de 2018


Caríssimos(as),

O nosso amigo Sérgio continua em grande, a percorrer as ruas do Porto!

Aqui fica uma nota relativa a mais um interessante evento cultural, em que está envolvido o nosso amigo Sérgio que, como é sabido, é um dos principais e mais conhecidos estudiosos nacionais, no que diz respeito à temática do Cerco do Porto.

AQUI podem ser obtidas mais informações a propósito deste evento.


Pedro Casimiro

Evento: "Um Dia de Acampamento Militar": 20 de maio de 2018, no Vimeiro (Lourinhã)


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais um interessante evento coorganizado pelo Município da Lourinhã, pelo Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) e pelos nossos amigos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV), que se integra na agenda cultural do CIBV para o ano de 2018.

Mais informações a propósito deste evento podem ser encontradas AQUI.


Pedro Casimiro