Caríssimos(as),
Graças, uma vez mais, à colaboração da nossa amiga Paula Ferreira, venho trazer-vos mais um conjunto de excelentes imagens, relativas a mais um evento que contou com a participação do GRHMA.
Fica, mais uma vez, demonstrada a dedicação que todos os nossos elementos dispensam a esta "causa", uma vez que, apesar de no passado fim de semana termos realizado uma deslocação longa e desgastante a França, ainda assim existiu um grupo considerável de voluntários disponível para participar neste evento, abdicando assim de um período de descanso e de convívio familiar em prol do grupo.
Bem haja a todos!
Aqui podemos ver alguns elementos do Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro (GRHV), que fizeram a sua estreia em "combate", neste evento, recriando o famoso Regimento de Infantaria nº 19.
O nosso sargento Carlos Alves, que também é visível na imagem, fez o favor de assumir a tarefa de coordenar os elementos do GRHV no decurso deste evento, prestando um inestimável apoio aos mesmos e contribuindo para a respetiva eficácia operacional.
Os nossos amigos Faria e Silva e Joaquim Guedes tiveram um contributo muito relevante para o sucesso deste evento.
Aqui temos o nosso amigo Rui Silva, que teve a seu cargo a coordenação dos soldados de infantaria do GRHMA, durante este evento, onde fez um excelente trabalho.
E cá estão algumas das nossas recriadoras históricas favoritas, que com a sua presença contribuíram para dar um brilho especial a este evento!
Tal como sucedeu com a nossa amiga Eunice Guedes (a.k.a. Zé Manel...), que mostra a sua versatilidade, pois tanto consegue encarnar uma dama frágil e delicada do início do séc. XIX, como consegue integrar uma linha de soldados de infantaria e manusear o seu mosquete com total eficácia!
O nosso amigo Vasco Belchior participou neste evento, utilizando o seu excelente uniforme de infantaria de linha francesa
Este evento também contou com a participação de vários amigos espanhóis, que são também participantes habituais no evento anual de Almeida, tais como os recriadores históricos de Arroyomolinos e de Bailen.
Tal como sucede com Almeida, a localidade do Vimeiro possui uma associação indelével à época das Invasões Francesas. É na verdade louvável e de sublinhar o investimento que, quer a Junta de Freguesia do Vimeiro, quer a Câmara Municipal da Lourinhã, vêm efetuando, no sentido da promoção e salvaguarda do correspondente património histórico-cultural, de que a criação do GRHV é apenas um dos reflexos.
O evento contou com a presença de uma quantidade assinalável de público, que mostrou um considerável entusiasmo com os combates realizados.
Hoje, como no séc. XIX, um exército marcha sobre o seu estômago!
Por isso é que as refeições são uma parte essencial das recriações históricas e constituem um fator importante para os soldados, pois uma boa refeição sempre dá um ânimo especial às tropas, para enfrentar os riscos e perigos do campo de batalha...
E, pelos vistos, os nossos amigos do Vimeiro não se pouparam a esforços para agradar aos nossos soldados!
E os banquetes foram de tal ordem que, como podemos ver através do exemplo do nosso amigo Palanca, os nossos soldados precisaram de fazer uma pausa após todas as refeições!
Pedro Casimiro