Caríssimos(as)
Venho (finalmente...) deixar aqui algumas imagens relativas a uma das relevantes atividades desenvolvidas pelo GRHMA, em Almeida: o Render da Guarda.
Para quem ainda não sabe, trata-se uma atividade desenvolvida uma vez por mês (por regra, entre os meses de março e de setembro de cada ano), pelos elementos da nossa associação, que foi concebida como numa pequena recriação histórica dos trabalhos de guarda e de sentinela às portas de uma fortaleza.
Trata-se, na minha perspetiva, de uma atividade importante, por vários motivos. Desde logo serve para demonstrar aos turistas, e visitantes em geral, que existe vitalidade na Vila de Almeida, traduzida na vontade dos almeidenses em preservarem e promoverem o seu património histórico-cultural.
Esta atividade serve também como instrumento de integração de novos recrutas e de novos elementos da associação, proporcionando momentos de convívio e de troca de experiências.
Por fim, serve também, designadamente, para demonstrar, através do exemplo, que existe mais do que uma maneira de revitalizar o interior de Portugal...
Aqui temos a esquadra de soldados que se voluntariou para o serviço de guarda, em marcha pelas ruas de Almeida.
Os soldados Rafael, do Regimento de Infantaria nº 23 (à esquerda na imagem) e Rui, do Batalhão de Caçadores nº 6 (à direita na imagem) assumem as suas posições nas Portas de S. Francisco.
Aqui podemos ver o Carlos, do Regimento de Artilharia nº 4, em serviço de sentinela.
Este nosso novo elemento tem trabalhado e participado com muita regularidade nas atividades do grupo, mostrando ser um soldado com quem se pode contar!
O soldado Jaco, do Regimento de Infantaria nº 23, também deu o exemplo de como se faz o serviço de sentinela.
Aqui podemos ver a Paulinha, juntamente com dois dos novos elementos do GRHMA.
A realização da nossa última assembleia geral marcou entrada de diversos elementos civis para o grupo, contribuindo para uma diversificação importante para a nossa atividade e criando oportunidades para o desenvolvimento de outros projetos!
Para além de recriadora histórica, pelo vistos a Paulinha também tem talentos como cozinheira.
Para prova (literalmente...) deste facto, esta nossa amiga levou alguns exemplares do seu Bolo de Terra, para o almoço de convívio que se realizou na sede do GRHMA, após algumas horas de trabalho nas portas e muralhas da fortaleza de Almeida.
E, como podemos constatar através destas imagens, este bolo foi recebido com um considerável entusiasmo pelos nossos soldados!
Bem hajam as novas recriadoras!
O Palanca é um homem de vários talentos. Para além do excelente trabalho que, juntamente com outros elementos, vem fazendo no GRHMA a nível administrativo, é também um excelente cozinheiro.
Para prova (também, literalmente...) desse facto, este nosso amigo confecionou uma excelente feijoada de chocos, que contribuiu para aliviar o cansaço dos nossos soldados, após o duro trabalho realizado!
O nossos soldado Jaco também contribuiu de um modo relevante para este almoço, trazendo alguns jarros do excelente vinho que possui na sua adega pessoal!
E depois da festa, ainda há trabalho a fazer!
E quando há trabalho a fazer, o GRHMA pode sempre contar com o nosso soldado Coelho, que está sempre disposto a enfrentar e a superar qualquer tarefa.
Neste caso, a tarefa consistiu na lavagem da loiça...
Bem haja a todos os nossos elementos que se dispuseram a trabalhar e a colaborar nesta atividade!
Pedro Casimiro