terça-feira, 22 de setembro de 2020

Filmagens para o documentário "Invitation au Voyage": Almeida, dia 19 de setembro de 2020

 

Caríssimos(as),

Nem o mau tempo, nem uma convocatória à última da hora, conseguiram impedir os dedicados elementos civis e histórico-militares do GRHMA de participar em mais um evento relevante destinado à promoção do concelho de Almeida e da História de Portugal!

Estiveram mais precisamente em causa a realização de filmagens para o programa intitulado Invitation au Voyage, editado pelo pelo canal cultural europeu denominado Arte TV.

Na imagem supra podemos ver as nossas novas amigas Miri (realizadora) e Sandrine (tradutora), que foram responsáveis pela coordenação deste trabalho, que se irá destinar à divulgação do concelho de Almeida e do seu vastíssimo património, que atravessa vários séculos, enquanto destino turístico de excelência, designadamente junto do público francês e germânico.


Como não podia deixar de ser, os nossos soldados do Regimento de Infantaria 23 e do Regimento de Artilharia 4 apresentaram-se ao serviço com os seus uniformes aprumados e metais devidamente polidos, a fim de ficarem bem na "fotografia".

O mesmo tendo sucedido com os nossos motivadíssimos soldados do Regimento de Cavalaria 11, que estão agora sempre disponíveis e na linha da frente, seja para as ações de combate, seja para as ações de divulgação cultural.



Como é óbvio, as(os) elegantes senhoras e cavalheiros do nosso departamento civil, que aqui vemos acompanhadas(os) por um oficial do Regimento de Milicias da Feira, trouxeram mais um brilho especial a este trabalho.


A equipa de filmagens ficou impressionada não só com a disponibilidade e colaboração dos nossos elementos, como também com o enquadramento arquitetónico e património histórico-cultural de Almeida.



Como vem sendo uma regra sem exceção, o Município de Almeida mostrou-se totalmente disponível para colaborar e participar ativamente em mais esta relevante iniciativa destinada à promoção do concelho, designadamente mediante a presença do Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Eng. António Machado, bem como através da presença e participação da nossa já conhecida amiga Drª Paula Sousa.

Aqui fica um enorme BEM-HAJA a todos os elementos que, direta ou indiretamente participaram e/ou colaboraram na realização deste evento, que foi possível executar num limitadíssimo espaço de tempo e com as habituais condicionantes santárias!

Autoria das imagens: são do fantástico Armando Rui!


Pedro Casimiro



sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Cerimónia evocativa em memória de camaradas falecidos: Almeida, dia 29 de agosto de 2020

(placa evocativa em memória ao Dr. Paulo Amorim, junto ao rio Côa),

Caríssimos(as),

Apesar de todas as condicionantes e contingências, no passado dia 29 de agosto foi possível realizar em Almeida uma singela, mas sentida, cerimónia evocativa, em memória dos múltiplos camaradas e amigos que, no seu tempo, deram muito de si a esta nossa atividade, em regime de voluntáriado, e a favor da promoção e da divulgação da História de Portugal.

Os camaradas falecidos que recordamos neste evento foram os seguintes:

- Orlando Borges (GRHMA - soldado do Regimento de Infantaria 23)

- Hugo Ribeiro (GRHMA - soldado do Regimento de Infantaria 23)

- Paulo Amorim (GRHMA - soldado do Arsenal)

- Sandra Alverca (GRHMA - civil)

- Eduardo Ferreira (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Joaquim Loureiro (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Fernando Rodrigues (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Claude Roulet (Le Garde Chauvin - marin)


Este evento pretendia acima de tudo ser um momento de intimidade, a fim de, com algum recolhimento, fazermos um momento de luto em memória dos nossos queridos amigos que já partiram e que no caso do nosso querido amigo Fernando Rodrigues, falecido no início do ano e em pleno isolamento Covid, nem sequer foi possível acompanhar as respetivas cerimónias fúnebres.


Um grande Bem Haja a todos os familiares próximos daqueles nossos camaradas, pela presença em Almeida a fim de participarem nesta cerimónia, em especial às nossas amigas Maria Ivone, Maria Ferreira e Mónica Severino, que se deslocaram mais de 300 km para esse efeito.


No momento da deposição da respetiva coroa de flores, cada familiar do(a) camarada falecido(a) fez uma breve alocução evocativa, que resultou numa sucessão de momentos profundamente emotivos.


Devido às conhecidas contingências sanitárias, os nossos queridos camaradas franceses da Garde Chauvin não puderam estar presentes neste evento e acompanhar, como tenho a certeza absoluta que desejariam, este gesto simbólico evocativo da memória do nosso querido amigo Claude Roulet, falecido no dia 15 de novembro de 2019.

Je suis sûr, mes amis, que vous étiez avec nous en esprit dans ce moment et on aura, sans doute, des autres moments dans un futur proche, où on pourra partager des mémoires de notre bon ami Claude.




Foi também com especial prazer que, desde a primeira hora, constatamos a total adesão a este evento do executivo camarário do Município de Almeida, que esteve representado nesta cerimónia ao mais alto nível, bem como do nosso amigo Sr. Coronel Américo Henriques, que fez o especial favor de realizar uma alocução no início do evento, realçando, além do mais, todo o simbolismo associado à ponte do rio Côa, onde no dia 24 de julho de 1810 se travou um violento combate entre o Exército Luso-inglês e o Exército Imperial Francês.


Esta cerimónia pretendeu ser intima e carregada de simbolismo, e esses objetivos foram plenamente conseguidos. Tratou-se também de uma oportunidade para demonstrar, de uma forma pública, que os familiares destes camaradas falecidos não estão sozinhos na saudade e que da parte de todos os recriadores históricos existe um compromisso muito sério de manter viva a memória dos camaradas já falecidos.

Autoria das imagens: Carlos Marques, Armando Rui e Rui Campos.

Pedro Casimiro


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Reportagem da CENTRO.TV a propósito das filmagens do vídeo promocional da "Grande Rota Equestre Almeida-Bussaco"

 


Caríssimos(as),

Aqui fica uma excelente reportagem em video dos nossos amigos da CentroTV, relacionada com a participação do GRHMA, enquanto entidade organizadora, e com a participação do grupo de cavalaria do Demétrio e da AMBV, nas filmagens do vídeo promocional da "Grande Rota Equestre Almeida-Bussaco".


Pedro Casimiro


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Operação "Grande Rota Equestre Almeida - Bussaco" (dias 4, 5 e 6 de setembro de 2020)


(o descanso dos guerreiros!)

Caríssimos(as),

No passado final de semana teve lugar mais uma relevante etapa na execução do video promocional da "Grande Rota Equestre Almeida-Bussaco"!

Só a generosidade e a dedicação dos fantásticos elementos históricos-militares e civis do GRHMA permitiu resolver todas as pesadas condicionantes logísticas deste evento, tornando possível contornar os "habituais" imprevistos e cumprir os objetivos inicialmente propostos.

Esta foi a primeira vez que colocamos em campo e articulamos todos os destacamentos que atualmente integram o GRHMA (infantaria, artilharia, cavalaria e civis), na execução de um projeto absolutamente apaixonante e inovador, associado à criação, desenvolvimento e implementação da primeiríssima e mais longa Rota Equestre jamais criada em Portugal, numa perspetiva histórico-militar, graças à parceira institucional que envolve, entre outras entidades, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e os Municipios de Almeida, Mealhada, Mortágua e Penacova (indicação por ordem alfabética).


Assim, em pleno "Tempo Covid" e com todos os riscos inerentes, foi possível não só trabalhar neste aliciante projeto, como também inovar, ao nível da atividade cultural do GRHMA, designadamente mediante a estreia operacional, fora de Almeida, do nosso novíssimo e fantástico destacamento do Regimento de Cavalaria nº 11.

São devidos agradecimentos especiais aos nossos camaradas e amigos do destacamento de cavalaria comandado pelo nosso amigo Demétrio, e ao destacamento de infantaria da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que foram sempre pontuais, e estiveram sempre operacionais e disponíveis para colaborar em tudo o que foi necessário. Agradecimentos igualmente à ANP.

Depois de um dia de sábado em todos os intervenientes neste projeto destilaram suor desde as primeiras horas da manhã até à noite, as tropas reuniram-se para partilhar uma refeição e conviver nas instalações do restaurante Rei dos Leitões, onde o nosso amigo Paulo nos recebeu de uma forma fantástica, com um serviço de primeira qualidade, e onde foi fácil esquecer todas as canseiras e fadigas de um árduo dia de trabalho.

Brevemente será colocada neste espaço a habitual reportagem deste evento.


Pedro Casimiro