Clique na Imagem

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

IX Recriação Histórica do Cerco de Almeida (3)


Caríssimos,
Aqui fica mais um excelente conjunto de imagens relativas ao evento recentemente realizado, enviadas pelo nosso sargento Guedes, que transmitem alguma da emoção do combate noturno realizado no sábado, dia 31-8-2013, no fosso do Paiol, na fortaleza de Almeida.
Ao fundo da imagem podemos visualizar a linha de cavalaria, que prepara uma investida contra a infantaria do exército luso-inglês, enquanto em primeiro plano é possível discernir os vultos dos soldados de infantaria e de artilharia.


As tropas avançam no campo de batalha, pejado de obstáculos de época! 


A batalha noturna é sempre um espetáculo muito interessante, em termos de som e imagem.


Nem os duros combates noturnos de sábado tiraram a vontade às nossas tropas de se apresentarem ao serviço no domingo, para enfrentarem os seus adversários! 
Na imagem supra podemos visualizar os nossos soldados de artilharia e de infantaria em descanso, acompanhados de alguns populares e guerrilheiros, compostos por elementos do GRHMA e da ANP.


E nesta imagem podemos ver duas peças de artilharia francesas, guarnecidas pelos nossos bons amigos da Galiza e de Bailen!


E agora cá temos a D. Eugénia, a dar mais um ar da Sua Graça, com os seus fantásticos vestidos de época, que primam pelo rigor e que servem de inspiração a muito boa gente!


Pedro Casimiro

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

IX Recriação Histórica do Cerco de Almeida (2)


Caríssimos,

Cá estamos nós para dar a conhecer mais algumas imagens relativas ao fantástico evento, recentemente realizado em Almeida.
Na imagem supra podemos visualizar as várias unidades em formatura, no início das tradicionais cerimónias protocolares, que este ano tiveram lugar no sábado (dia 31) de manhã, que foram sobremaneira abrilhantadas pela presença e atuação dos elementos da banda de música de época, que acompanhou o contingente francês.


Aqui podemos visualizar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida, no ato de agraciar alguns dos elementos presentes com uma medalha comemorativa e agradecer a presença e colaboração de todos no evento.


Ato que foi também praticado pelo nosso amigo e Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, o Eng. Faria e Silva.


Aqui temos uma imagem relativa a um dos pontos altos do evento, em que foi formalmente subscrito um protocolo de colaboração histórico-cultural, entre a Associação Napoleónica Portuguesa e a Associação Napoleónica Espanhola, representadas pelos respetivos presidentes, facto que teve lugar na nova sede do Grupo de Reconstituição Histórica do Municipio de Almeida, situada numa das divisões do famoso Quartel das Esquadras.

Também estiveram presentes neste ato o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida e o Sr. Diretor da Direção de História e Cultura Militar do Exército Português. 

Pedro Casimiro

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

IX Recriação Histórica do Cerco de Almeida (Reportagem)

Caríssimos,

Vou iniciar um ciclo de fotos relativas ao recente evento realizado na formosa Vila de Almeida que, para além sublinhar a qualidade de maior evento de recriação histórica alusivo ao período das Invasões Francesas em Portugal, constituiu um retumbante sucesso que, graças à presença das câmara de televisão da SIC, todo o pais teve a possibilidade de testemunhar.


Não sei porque carga d' àgua, o nosso amigo Armindo tem acabado por ser converter em estrela principal destas nossas publicações, facto que muito tem contribuído para a propagação da sua fama por todo o mundo!


E os resultados estão à vista!

Vejam lá que até a simpática reporter da SIC que acompanhou as tropas durante o evento (Raquel Strada) não conseguiu resistir ao charme do nosso camarada e convidou-o para uma dança privada!


E depois dessa dança, tudo mudou para a Raquel!

Isto porque, em todas as demais reportagens, a Raquel  fez tudo o possível para ficar próxima do Armindo, conforme podemos ver na imagem supra.

Nenhuma mulher consegue resistir aos dotes de dançarino do Armindo...


Brevemente haverá mais!

Pedro Casimiro