terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Explorer 3.0: Aldeia Histórica de Almeida: dia 3-12-2017 - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

No início do passado mês de dezembro realizou-se em Almeida mais uma interessante iniciativa integrada no projeto "Explorer 3.0", associado à promoção e divulgação das Aldeias Históricas de Portugal.

Como não podia deixar de ser, o GRHMA mostrou-se ab initio disponível para participar e colaborar nesta iniciativa, através dos seus departamentos civil e militar, contribuindo para dar um enquadramento singular aos vários componentes da fortaleza de Almeida e contribuindo para uma melhor compreensão dos mesmos.



Foi realizado um pequeno desfile histórico-militar, destinado a conduzir as sentinelas nas Portas principais da fortaleza (Portas de S,. Francisco). Como podem constatar, a maioria dos nossos soldados está a usar pantalonas (calças) azuis, que corresponde à cor regulamentar do uniforme em uso no Exército Português do início do séc. XIX, designadamente na sequência da profunda reforma introduzida a esse nível no ano de 1806.



Um dos quadros históricos realizado teve a ver com a demonstração dos procedimentos de limpeza da arma usada nesta época, que era o mosquete de fabrico inglês apelidado Brown Bess, mais propriamente designado mosquete Land Pattern, do qual vários modelos foram utilizados no decurso da guerra peninsular.

Esta arma era de carregamento pela boca do cano, possuia alma lisa e um calibre de 18 mm, com uma cadência média de cerca de 3 a 4 tiros por minuto. Esta iniciativa serviu para os nossos soldados de infantaria transmitirem estas e outras informações, a um público ávido de conhecimento!


Aqui temos o nosso soldado Rui Nabais, com o seu mosquete e em serviço de guarda e de sentinela nas muralhas, junto a uma guarita. Ainda bem que estavam cerca de três graus de temperatura nesta altura em Almeida, senão este nosso soldado tinha apanhado um resfriado...


O nosso camarada Augusto, que é um soldado do Regimento de Cavalaria nº 11, que esteve aquartelado em Almeida, também fez algumas demonstrações relacionadas com a arma de cavalaria.



Os nossos artilheiros também não deixaram os seus créditos por mãos alheias, e fizeram várias demonstrações e explicações relacionadas com as peças e equipamentos utilizados na arma da artilharia deste período histórico.

Por seu lado, o nosso sargento Guedes, que é um especialista em pirobalística, deu aturadas explicações acerca dos formatos e dos vários tipos de projeteis em uso, em especial na defesa das fortalezas.



As beldades do nosso departamento civil também deram um contributo relevante para esta iniciativa, colaborando na criação de um interessante conjunto de diversos "quadros" de época, principalmente alusivos a algumas das ocupações de tempos livres, por parte das damas do início do séc. XIX.


E aqui temos uma das nossas senhoras, com dotes especiais para a pintura, a fazer uma demonstração desta atividade.


Esta iniciativa contou ainda com outros momentos culturais muito interessantes, que contribuiram para dar uma perspetiva integrada e coerente das várias componentes disponíveis na Aldeia Histórica de Almeida, ao nível do património e da cultura.



E que incluíram, designadamente, tertúlias temáticas e alguns momentos musicais, mais contemporâneos, mas não menos interessantes!


Esta iniciativa revelou-se uma aposta ganha, graças à participação e contribuição de múltiplas entidades, entre as quais o GRHMA, demonstrando o potencial que existe ao nível do desenvolvimento do chamado Turismo Cultural nas Aldeias Históricas de Portugal, em geral, e na vila de Almeida, em especial.


Autoria das imagens: Armando Rui.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário