quarta-feira, 18 de julho de 2018

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista (13 - 15 de julho) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

O recentemente realizado evento do Vimeiro saldou-se num sucesso!

Graças ao esforço e à dedicação, em primeira linha, dos elementos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV), do Município da Lourinhã e da Junta de Freguesia do Vimeiro e com a colaboração de diversas outras entidades, foi feita mais uma contribuição relevante para a divulgação do património histórico-cultural do Vimeiro e da Lourinhã.



O evento esteve recheado de vários momentos culturais interessantes, marcado desde logo por várias atividades realizadas no acampamento histórico, ao longo do evento.


O mercado oitocentista constitui já uma vertente obrigatória deste tipo de eventos e que contribui para a promoção e venda de diversos produtos regionais, da mais variada natureza.



No decurso do evento foram realizadas diversas cerimónias protocolares evocativas, designadamente, da memória dos nossos egrégios avós, que suportaram todas as agruras e vicissitudes das Invasões Francesas para garantir a soberania e independência de Portugal.


A organização do evento proporcionou ainda aos recriadores históricos uma visita a um equipamento cultural e pedagógico único em toda a Península Ibéria: O Dino Parque da Lourinhã!

Trata-se do maior museu ao ar livre de Portugal, possuidor de múltiplos focos de interesse e de atração, para miúdos e graúdos, pondo em evidência o facto de a Lourinhã ser uma das 20 regiões mais ricas do mundo em fósseis do período do Jurássico Superior (163-145 milhões de anos atrás).



E depois chegou o momento por que todos esperavam: os combates histórico-militares!



O combate noturno teve a sua dose habitual de espetacularidade!


A azáfama do combate noturno não impediu, uma vez mais, os soldados mais fotogénicos de fazerem poses elegantes para ficarem bem nas fotografias..


E aqui está um dos destacamentos histórico-militares da AMBV, evocativo do Regimento de Infantaria nº 19.



Neste evento estiveram presentes vários destacamentos de artilharia portuguesa, que fizeram justiça à fama de qualidade e operacionalidade que goza esta arma, no panorama das recriações históricas a nível internacional.



Os combates e o assalto realizado junto à igreja do Vimeiro constitui um dos pontos altos do evento, porquanto foi precisamente neste local que há 210 anos ocorreram violentos combates entre o exército luso-inglês e o exército imperial francês.




Conforme estava previsto e anunciado, a cerimónia de encerramento deste evento coincidiu com a assinatura de um Protocolo de Cooperação, celebrado entre o Exército Português e a Associação Napoleónica Portuguesa, que sem dúvida irá contribuir para uma ainda mais profunda e abrangente promoção, proteção, conservação e divulgação do património, da História e da cultura histórico-militar de Portugal, com reflexos assinaláveis, conforme neste momento já é possível constatar, ao nível  do desenvolvimento económico e turístico de diversas regiões e localidades portuguesas, que possuem património material e imaterial reportado ao período histórico das Invasões Francesas.


Bem Haja aos nossos camaradas do Vimeiro, pelo bom trabalho realizado!



Autoria das imagens: Armando Rui, Carlos Marques, Fernando Rodrigues, Marco Parracho.


Pedro Casimiro



1 comentário: