quarta-feira, 29 de agosto de 2018

XIV Recriação Histórica do Cerco de Almeida (Dias 24, 25 e 26 de agosto de 2018) - Reportagem fotográfica (1)


Caríssimos(as),

Terminou a edição de 2018 do Cerco de Almeida, mas a promoção da História de Portugal vai continuar!

Uma vez mais, o Cerco de Almeida saldou-se num tremendo sucesso, pelo singelo motivo de que consubstancia não apenas um mero espetáculo, mas antes e principalmente uma verdadeira Festa de  celebração da cidadania, em prol da promoção e da preservação quer da História de Portugal, quer das Tradições Histórico-culturais do concelho de Almeida.

Este evento demonstrou, uma vez mais, o empenho institucional do Município de Almeida, dos(as) respetivos(as) funcionários(as) e colaboradores(as), bem como do respetivo Executivo Camarário, na promoção e no desenvolvimento de Almeida

Este evento refletiu também a disponibilidade e a colaboração de centenas de cidadãs e de cidadãos, quer portugueses(as) (em especial os integrados nas associações que fazem parte da Associação Napoleónica Portuguesa: Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, Batalhão de Artilharia do Sobral, e Brigada de Artilharia Naval e Guerra), quer estrangeiros(as), que enquanto recriadores históricos  não só abrilhantaram este evento com a sua presença e permanente colaboração, como também contribuiram para conferir ao mesmo a sua  indispensável vertente operacional, didática e emotiva.

A presença de uma verdadeira multidão de visitantes provenientes, designadamente, de Portugal, Espanha e França, reforçou o cariz internacional do Cerco de Almeida, bem com o apelo irresistível que o mesmo representa para todos(as) aqueles(as) que apreciam eventos histórico-culturais sérios e rigorosos.

Por último, mas não em último, para o sucesso deste evento foi indispensável a generosidade, o trabalho e a dedicação dos elementos civis e histórico-militares do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), que durante o ano dedicam muito do seu tempo e da sua disponibilidade na preparação e na promoção deste evento, muitas vezes com prejuízo de responsabilidades familiares e profissionais.

BEM HAJA A TODOS(AS)!

Agora vamos às imagens:



Conforme já vem sendo habitual, a abertura do evento ficou marcada pelo nosso magnífico Baile Oitocentista, onde as elegantes damas e os ágeis soldados do GRHMA, tiveram mais uma oportunidade para demonstrar a sua perícia e os seus volteios nas danças oitocentistas.

Mais uma vez ficou provado que as nossas damas são as mais refinadas dançarinas e que os nossos soldados histórico-militares, para além de valentes, são os mais garbosos bailarinos!

E foi precisamente para constatar, uma vez mais, esta realidade, que um numeroso público não prescindiu de assistir a este harmonioso Baile Oitocentista!



Aqui podemos ver as nossas amigas Mirjam e Paula Sousa, que têm um papel importante e dão sempre um contributo muito relevante para o sucesso desta atividade.



O pormenor da criação de um espaço específico para a presença e assistência ao baile por parte de outros recriadores históricos, também contribuiu para dar um maior e melhor enquadramento histórico-cultural a esta atividade.


 

Outra das novidades que tivemos este ano traduziu-se na presença de uma dotada cantora (Michael Tomáz), que acompanhou o nosso já habitual e admirável grupo de música de época, e que brindou todos os presentes com algumas canções oitocentistas, servidas através de uma magnífica voz e de uma envolvente presença em palco. 

Excelente!



E aqui temos outro fator que distingue o Cerco de Almeida da esmagadora maioria dos eventos temáticos de época, a que se podem assistir em Portugal ou em qualquer outro país europeu: paralelamente à realização do evento decorreu (e decorrerá ainda, até ao dia 28 de setembro de 2018) a exposição intitulada "A Dança no Salão Oitocentista Iconografia. Memórias de uma Coleção", do Mestre Vicente Trindade.

O Mestre Vicente Trindade é um reputado estudioso da História da Dança, designadamente na vertente da investigação das chamadas Danças Históricas ou Pré-Clássicas. Fundou, no ano de 1985, a Academia de Dança Antiga de Lisboa. Foi Director de Cena, Mestre de Dança e Movimento no Teatro Nacional de S. Carlos, professor de Dança Histórica e Dança de Carácter no Centro de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e professor das disciplinas de História da Dança e Dança Histórica na Escola Técnica de Profissionais de Bailado.É professor da disciplina de Danças de Carácter-Dança Histórica, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (informação retirada daqui).


Esta é, de facto, uma conjugação muito rara, em eventos deste género.

No Cerco de Almeida a vertente lúdica está SEMPRE associada às vertentes didática e pedagógica.

O visitante deste evento fica com a clara noção de que existe um esforço real e sério de promoção do rigor, a nível histórico-cultural, e de que existe uma vontade muito concreta de divulgar e de partilhar conhecimentos. 

E, de facto, esta é uma conjugação muito interessante, conforme têm demonstrado múltiplos estudos de cariz universitário, traduzindo-se num contributo importante para despertar nos(as) cidadãos(ãs) e, em especial, nas gerações mais jovens, a curiosidade pela sua História e pelo seu Património, motivando o interesse no respetivo estudo e promovendo a respetiva divulgação.


ALMA ATÉ ALMEIDA!

Imagens: Carlos Marques.

Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário