terça-feira, 18 de junho de 2019

Evento cultural em Valença do Minho: dia 13 de julho de 2019

Caríssimos(as),

Finalmente, a fantástica Praça-forte de Valença do Minho vai servir de aquartelamento a soldados histórico-militares portugueses do início do século XIX!

Esta verdadeira jóia da arquitetura militar abaluartada nacional situa-se na margem esquerda do rio Minho e tem uma origem que remonta ao século XIII, designadamente na sequência dos trabalhos defensivos realizados no reinado de D. Afonso III, atenta a importantíssima relevância estratégica desta localidade, situada junto à fronteira de Portugal com o, na altura, Reino de Leão.

A atual configuração desta fortaleza remonta ao século XVIII,  e resulta da adaptação do respetivo sistema defensivo ao chamado sistema defensivo abaluartado, destinado a responder à evolução registada no armamento da época, em especial ao nível da pirobalística (artilharia).

Resta saber se Valença está preparada para receber os nossos soldados e as nossas peças de artilharia!


Com as muralhas e demais componentes abaluartadas num excelente estado de conservação e com uma afluência significativa de visitantes, esta localidade minhota possui um enquadramento perfeito para a realização de uma pequena recriação histórica evocativa do breve cerco ocorrido nesta vila no mês de abril de 1809 e do respetivo papel na chamada 2ª Invasão Francesa, liderada pelo general Jean-de-Dieu Soult.

E é precisamente este o objetivo do evento que está previsto para o próximo dia 13 de julho!

Brevemente será enviada a habitual convocatória no sentido de uma participação do GRHMA neste evento, para o qual contamos com a colaboração de todos(as) os(as) nossos(as) associados(as), tendo designadamente em conta que esta iniciativa se insere no âmbito da parceria intermunicipal em curso, entre os Municípios de Almeida e de Valença do Minho.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário