quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Filmagens em Almeida para o programa televisivo da RTVE "Las Rutas d'Ambrosio" (dia 30-11-2019) - Reportagem fotográfica

Caríssimos(as),

Apesar de estar a acabar o ano, o GRHMA continua a ficar bem na "fotografia"!

No passado dia 30 de novembro tivemos a oportunidade de colaborar em mais uma interessante iniciativa destinada à promoção e divulgação do concelho de Almeida, mediante uma participação no programa televisivo da RTVE intitulado "Las Rutas d'Ambrosio", que se destina a divulgar particularidades gastronómicas regionais, internacionais e reportadas a outros períodos históricos. 


Foi neste contexto que uma equipa de filmagens da RTVE, acompanhada do afamado Chef de Cozinha que é o apresentador deste programa televisivo, se deslocou a Almeida a fim de fazer várias filmagens da vila e do GRHMA, designadamente no contexto das caraterísticas e das particularidades gastronómicas em uso no início do século XIX, em especial pelos soldados em campanha.

Como todos sabem, uma das particularidade do nosso Cerco de Almeida tem a ver com a recriação de pelo menos uma refeição típica desta época histórica, em contexto e enquadramento histórico adequado, que é proporcionada a todos os recriadores participantes no evento.


Todavia, a chuva e o frio que se faziam sentir em Almeida neste dia impediram a realização da habitual fogueira e a confeção da refeição ao ar livre, motivo pelo qual foi necessário recorrer ao "plano B" e proceder à confeção da refeição na sede do GRHMA, com a preciosa ajuda das Cozinheiras, digo, Fadas Culinárias, do nosso departamento civil.


E depois do trabalho concluído, era importante evitar desperdícios, motivo pelo qual os soldados e demais elementos do GRHMA reuniram-se à mesa, para se deliciarem com a saborosa refeição confecionada pelas nossas Fadas Culinárias, obviamente acompanhada por um bom vinho, para ajudar a esquecer o frio que se fazia nas muralhas da fortaleza de Almeida!

Fica aqui um renovado Bem Haja a todos os elementos histórico-militares e civis do GRHMA que fizeram o favor de estar presentes e colaborar na organização e participação em mais este evento.

É devido um agradecimento especial às nossas exímias Cozinheiras, digo, Fadas Culinárias, que para além de matarem a nossa fome, aqueceram a nossa ALMA com dois ingredientes especiais: com a sua amizade e com a sua dedicação.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário