terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

A Aventura da "Rota Equestre Histórico-militar entre Almeida e o Bussaco" - Parte 3


Caríssimos(as),

E as novidades não param, no que diz respeito à evolução do projeto da nossa Rota Equestre!

Realizou-se hoje (4-2-2020) na belíssima e histórica localidade espanhola de Ciudad Rodrigo um importante encontro de trabalho, que envolveu múltiplos intervenientes do chamado Projeto NAPOCTEP, que faz parte integrante do Programa Interreg POCTEP (Portugal - Espanha), que tem por objetivo a criação de produtos turísticos e culturais baseados no riquíssimo património histórico-cultural destes dois países, alusivo ao período napoleónico, em especial na região Centro de Portugal e nas regiões espanholas de Castilla e León.


Entre as entidades convidadas a participar nesta reunião esteve, como não podia deixar de ser, o Município de Almeida, que através dos seus representantes, entre os quais se incluía a nossa amiga Drª Paula Sousa, promoveu uma apresentação do projeto histórico-cultural associado precisamente ao período napoleónico, que há mais de uma década vem sendo implementado e desenvolvido no concelho de Almeida, com a colaboração e participação dos generosos e dedicados associados do GRHMA.

E uma das novidades apresentadas teve a ver precisamente com o projeto da nossa Rota Equestre!

Esta iniciativa mereceu uma atenção especial da parte de todos os presentes, em especial da parte do Sr. Presidente da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, o Sr. Jacques Mattei, que demonstrou interesse em ter acesso a informações adicionais relacionadas com este projeto, com vista a uma certificação do mesmo, no âmbito da referida Federação, facto que poderá contribuir para uma relevante projeção e divulgação internacional desta Rota Equestre.

Trata-se, sem dúvida, de mais um incentivo e estímulo para continuarmos a trabalhar nas mais diversas dimensões associadas a este projeto, que é simultaneamente exigente e apaixonante, mas que tem ainda muitas etapas que carecem de ser percorridas, antes de poder vir a ser uma realidade.


Bem haja à nossa amiga Paula Sousa, pelo contributo dado em mais esta etapa deste projeto!


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário