terça-feira, 25 de agosto de 2020

Cerimónia Evocativa do Cerco de Almeida: dia 29 de agosto de 2020

 



    Caríssimos(as),

Esta irá ser a primeira vez, em cerca de 15 anos, que não será possível realizar, nos moldes e com a espetacularidade habitual, o nosso já conhecido e reconhecido evento cultural evocativo do Cerco de Almeida, que anualmente se realiza na vila de Almeida, no último final de semana do mês de agosto.

Esta é uma, apenas mais uma, das contigências e limitações decorrentes da hodierna e gravíssima situação sanitária que afeta vários países, entre os quais obviamente Portugal.

    Mas mesmo uma pandemia irá impedir que seja assinalado o 210.º aniversário do Cerco de Almeida!

Nessa medida, o programa deste evento prevê a realização de um conjunto de atos simbólicos,  singelos mas sentidos, evocativos e comemorativos deste memorável acontecimento histórico, que são os seguintes:

Dia 29 de agosto:

- 10.00 horas: Paços do Concelho: cerimónia do içar das bandeiras (com parada restrita à presença de 15 elementos histórico-militares).

- 10.30 horas: Ponte do rio Côa: deposição de coroas de flores e cerimónia evocativa da memória dos associados falecidos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e da associação francesa Le Garde Chauvin.

- 16.00 horas: Paços do concelho: apresentação de armas e sucessivas alocuções evocativas, designadamente por parte do Sr. Presidente e do Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida, do Sr. Coronel Américo Henriques, de Pedro Casimiro e do Sr. Eng. Faria e Silva.

- 17.15 horas:  Jardim do Palácio do Governador: oficinas histórico-militares, artes e ofícios.

- 18.55 horas: Claustros dos Paços do Concelho: momento musical de época.

- 19.15 horas: Paços do Concelho: cerimónia do arriar das bandeiras (com parada restrita à presença de 15 elementos histórico-militares).


Uma das novidades deste evento está associada ao facto de que o mesmo será transmitido em direto e online, através de uma plataforma digital, facto que permitirá uma assistência alargada ao evento, contrariado por essa via algum do isolamento cultural e social auto-imposto, e permitindo alguma aproximação a um público ávido de partilhas culturais.

Outra novidade interessante deste evento está associada ao facto de que, no decurso do mesmo, estar prevista a realização de filmagens para um video com finalidades promocionais e turísticas, no âmbito de uma parceria em curso com a Comunidade Intermunicipal de Coimbra, associada à criação da novíssima "Rota Equestre Histórico-militar entre Almeida e o Bussaco", facto que se traduz em mais um sinal de vitalidade, em termos de promoção e de divulgação cultural, mesmo em tempo de Covid.


Este será por isso um evento cultural a não perder...designadamente na modalidade online!


Pedro Casimiro




1 comentário: