terça-feira, 24 de maio de 2011

Bicentenário da Batalha de Fuentes de Oñoro - dias 28 e 29 de Maio de 2011



Caríssimos, 
Trata-se de um anúncio um pouco "em cima da hora", mas aqui fica. 
Tenho a certeza que os amantes da história irão abandonar tudo para começar desde já a preparar as suas  bagagens, a fim de não perderem mais este interessante acontecimento.

A batalha de Fuentes de Oñoro realizou-se entre os dias 3 e 6 de Maio de 1811 e precedeu, em alguns dias, a batalha de La Albuera, de que aqui já falamos. Esta batalha foi decisiva para garantir a reconquista da importante fortaleza de Almeida, que nesta altura ainda se encontrava nas mãos do exército imperial francês.
Aliás, o que motivou esta batalha foi precisamente a tentativa feita pelo Marechal Massena, juntamente com um exército francês com cerca de 40.000 homens, levantar o cerco que nessa altura estava em curso a essa fortaleza, feito por Wellington e um exército luso-inglês.

A pequena e típica localidade de Fuentes de Oñoro ainda possuí a disposição e os característicos muros de pedra que, há duzentos anos atrás, serviram de cenário a duros combates entre os dois exércitos envolvidos.
Não será um evento envolvendo muitos participantes (estão previstos cerca de 150 recriadores históricos) mas sem dúvida que será muito interessante, tanto mais que irá ter uma componente de acampamento histórico.

Devido a compromissos pessoais, infelizmente não vou poder estar presente neste evento e desde aqui envio um forte abraço a todos os camaradas de armas que lá irão estar, desejando a todos um evento com muita emoção e pólvora quanto baste.

Alma até Almeida!

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário