segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bicentenário da Batalha de La Albuera -Reportagem Fotográfica (2)

Aqui ficam mais algumas imagens relativas ao evento recentemente realizado.
As guarnições de artilharia preparam-se para carregar as peças até ao campo de batalha e olhem que "arrastar" canhões com cerca de 300 Kg através de alguns quilometros não é coisa fácil.

Claro está que o ideal seria fazer como alguns recriadores, que de alguma maneira conseguem arranjar "voluntários" quadrupedes, para ajudar a transportar as peças de artilharia. 

A infantaria também não teve outra opção senão marchar até ao campo de batalha.

Aqui temos alguns dos nossos aliados, a fazerem os últimos preparativos antes de entrarem em acção.

Os nossos amigos franceses do 3.ºeme Regiment de Ligne já estão prontos para o combate!

O nosso amigo, Monsieur le Capitaine Jean-Yves, assume a posição habitual à frente do 3.ºeme de Ligne e aguarda serenamente o avanço das forças aliadas.

As peças de artilharia portuguesas foram colocadas no cimo de uma colina e esperam para ver se os franceses são corajosos o suficiente para tentarem tomar essa posição.

Alguns elementos do 95.º Rifles prestaram um auxílio importante à artilharia na defesa dessa colina, em face das grossas colunas de infantaria adversária que a assaltaram.

Aqui temos uma imagem que ilustra a violência dos combates em torno desta posição estratégica, que estava a ser defendida pelas tropas portuguesas (de artilharia e infantaria).

No final dos combates e depois de dissipado o fumo da pólvora, foi possível constatar as pesadas baixas sofridas pelas nossas forças, de modo que só 8 soldados é que conseguiram arranjar forças para posarem para uma última fotografia.

Temos aqui um aspecto geral do pavilhão onde ficou alojada a maioria dos recriadores, com um aspecto limpo e alinhado, aspecto esse que pouco tempo depois iria desaparecer...

Pedro Casimiro 

1 comentário:

  1. peço desculpa mas não foram apenas 8 soldados com força na ultima fotografia....havia mais um que era o fotografo, eh eh

    ResponderEliminar