terça-feira, 12 de maio de 2015

201.º Aniversário da Conquista do Forte e Vila de Laredo - dias 9 e 10 de maio de 2015 - 2



Caríssimos(as),

Venho trazer-vos mais um conjunto de imagens relativas a este interessante evento, que foi muito apreciado por todos os nossos elementos que nele participaram. Na imagem supra podemos ver o nosso Sargento Augusto a receber um diploma de reconhecimento pela participação do GRHMA neste evento, concedido pelo Município de Laredo

Fica aqui, desde já, um agradecimento muito especial aos nossos camaradas e amigos da Associação Napoleónica Espanhola, pelo convite que nos foi dirigido a fim de participarmos nesta comemoração, agradecimento esse que é extensivo a todos os elementos da excelente organização do evento, designadamente o Ayuntamiento de Laredo, pelo apoio e atenção que dispensaram às nossas tropas.





Mas as nossas tropas não foram a Laredo só passear!

No dia de sábado realizou-se um interessante combate numa das praias de Laredo (Puntal), destinado a recriar o desembarque e os combates que aí ocorreram, no mês de fevereiro do ano de 1814, destinados a desalojar deste ponto estratégico o exército francês.
Na imagem acima podemos ver a esquadra de infantaria portuguesa, posicionada num flanco estratégico da batalha, onde teve por função deter o avanço dos franceses.


A bandeira regimental do nosso Regimento de Infantaria nº 23 drapejou orgulhosa ao vento, no decurso de todo este evento... 


Aqui podemos ver uma tentativa, infrutífera, de assalto das tropas francesas, à posição defendida pelas nossas tropas. 

Porventura não sabem ainda os franceses que os soldados portugueses não podem ser derrotados???


Aspeto geral do areal onde decorreu esta batalha, realizada no dia de sábado (9-5-2015).


No dia de domingo (10-5-2015), o foco do evento transferiu-se para o Forte El Rastrillar, situado no cimo do monte Atalaya, em Laredo.

Nestas imagens podemos perceber que foi penosa a subida até ao cimo do monte...



E, claro está, a primeira coisa que as tropas fazem quando chegam é posar para a fotografia!

É só vaidade...


Este local possui umas vistas fantásticas!


Aqui podemos ver o Tó e a Paulinha, que foi recentemente nomeada uma das fotógrafas oficiais do GRHMA. 
Só falta mesmo é ela ter conhecimento deste facto...


Depois do passeio, voltam os combates!

Podemos ver aqui as nossas tropas no processo de carregar os seus mosquetes, para depois fazerem um fogo certeiro sobre os invasores franceses.


O nosso soldado Coelho resolveu abrigar-se sob a proteção da muralha do Forte, para fazer um fogo cerrado sobre os assaltantes!


Todavia, nem o fogo certeiro das nossas tropas impediu os franceses de chegarem ao combate corpo-a-corpo, apesar de, como é óbvio, terem saído derrotados deste combate.

Estes franceses nunca mais aprendem...


Esta recriação histórica também serviu para recordar o falecimento do jovem (28 anos) brigadeiro espanhol Diego del Barco, que faleceu em fevereiro de 1814 à frente das suas tropas e no decurso de um dos assaltos aos Fortes defendidos pelos franceses, em Laredo.

Bem haja aos nossos elementos, que se disponibilizaram a participar neste evento e a promover, uma vez mais, no estrangeiros as cores nacionais e a Vila de Almeida!

Para uma reportagem fotográfica mais extensa deste evento, não deixem de visitar o Facebook do GRHMA!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário