quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Comemoração dos 205 Anos da Batalha do Bussaco - Reportagem fotográfica - 1


Caríssimos(as),

Venho trazer-vos, finalmente, algumas imagens relativas ao evento de recriação histórica recentemente realizado na Serra do Bussaco. Uma vez mais, isto só foi possível foi graças à colaboração da excelente fotógrafa oficial do GRHMA, a nossa amiga Paulinha, que, com considerável dedicação, tira (e "desvia"...) fotos fantásticas, de molde a permitir um abastecimento constante de imagens, para este vosso espaço virtual.


O Obelisco do Bussaco, rodeado por soldados portugueses.



Segundo creio, este foi o primeiro ano que o desfile que antecedeu a cerimónia oficial deste evento não contou com a presença do habitual destacamento histórico-militar de soldados uniformizados à época, do Exército Português. Todavia, o soldado Cruz cumpriu condignamente essa função representativa, mediante o transporte do Sistro nesse desfile, conforme podemos visualizar na imagem abaixo representada, enquadrado pela Bandeira Nacional (1810) e pela bandeira regimental do Regimento de Infantaria nº 23.





Aqui podemos ver os andores, transportados por soldados do Exército Português


 Aqui podemos ver o Pálio e o Sr. Sacerdote que presidiu à Celebração Eucarística.


O desfile, na vertente histórico-militar, foi integralmente composto pelos recriadores históricos, nacionais e estrangeiros, que participaram neste evento.


Nestas imagens podemos visualizar os soldados de infantaria e de artilharia do GRHMA, bem como o destacamento da AMBV (Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro). 


Algumas destas imagens foram retiradas da excelente página do Facebook do nosso amigo Carlos Marques, que é um dos melhores especialistas a retratar as recriações históricas!



Mas este evento não contou só com cerimónias protocolares!

Na verdade, por estes dias a Serra do Bussaco ficou muito agitada com o troar das peças de artilharia, os disparos dos mosquetes e o tropel da cavalaria.

É só aguardar por mais novidades!


Pedro Casimiro




4 comentários:

  1. Se for acusada por causa dos "desvios" vou precisar de um advogado.... é só para avisar ;)

    ResponderEliminar
  2. Gosto da sua narração histórica, mas o seu a seu dono. As últimas 7 fotos apresentadas, não serão da fotografa do grupo PaulaRoxa, mas são minhas. Gostaria que as mantivesse identificando o autor.
    Um Abraço
    Carlos Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Carlos, peço desde já sua compreensão para o lapso praticado e aproveito para pedir a sua autorização para colocar mais algumas imagens, provenientes da sua excelente página do Facebook! Da próxima vez que encontrar as nossas "tropas", já tem garantido (pelo menos...) um copo por nossa conta. Um abraço Pedro Casimiro

      Eliminar
  3. Amigo Pedro
    Não tem qualquer problema em publicar as minhas fotos desde que, não é este o caso, a marca d'água não seja omitida. Aqui a questão foi atribuir as fotos a uma pessoa diferente do autor. Em todo o caso, tem a minha permissão de publicar como achar pelo melhor as minhas fotos, porque as mesmas adicionadas aos excelentes texto que tem escrito, formam um conjunto bastante elucidativo dos eventos.
    Não sei quando poderei voltar a fotografar o vosso grupo, mas enquanto puder e a disponibilidade assim o permitir, irei com toda a certeza poder contribuir para enriquecer o vosso espólio fotográfico.
    Receba um FORTE ABRAÇO
    Carlos Marques

    ResponderEliminar