quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Recriação histórica do cerco de Grolle (1627) - outubro de 2015


Caríssimos(as),

Graças à colaboração do nosso estimado companheiro Juan Alberti Dumas, tenho a possibilidade de trazer-vos algumas imagens relativas à participação dos nossos camaradas e amigos espanhóis, na fantástica recriação histórica que periodicamente se realiza em Groenlo (Holanda) e que teve lugar nos passados dias 23, 24 25 de outubro.

Estes nossos amigos estiveram integrados no Terço de Spinola e fizeram justiça à fama e ao valor dos seus antepassados, que durante mais de um século dominaram os campos da batalha da Europa, durante os séculos XVI e XVII.


Alguns destes participantes também estiveram presentes na recriação histórica que este ano foi organizada em Almeida, trazendo um brilho muito especial ao evento, com as armas e uniformes de época.





Aqui podemos visualizar os duros combates que ocorreram no campo de batalha, envolvendo  piqueiros e mosqueteiros.


Um video do evento poder ser visualizado AQUI.


A muralha de piques é intransponível, para a cavalaria!

Os cavaleiros têm outro remédio senão recuar e tentar a sua sorte em outro local do campo de batalha.


Nesta imagem podemos ter uma ideia da perspetiva que um piqueiro tem, quando recebe a investida dos seus adversários, revestidos de metal e empunhando um pique com cerca de 5 metros de comprimento...


Esta trincheira encontra-se firmemente defendida por um destacamento de mosqueteiros.


Felizmente que nem todos os participantes deste evento eram barbudos e revestidos de couraças!

Aqui podemos ver algumas das beldades do séc. XVII
(que até estavam bem conservadas, para a idade...)




E aqui podemos ver a maior beldade presente neste evento! 



Aqui temos o nosso amigo Bobby, que também se dedica à recriação histórica do séc. XVII, para além da recriação histórica do período napoleónico.


O nosso amigo Juan bem que tentou levar esta peça de artilharia no avião, para a sua casa na ilha de Maiorca, mas parece que não conseguiu passar pelo aeroporto, devido ao excesso de peso da bagagem....


Bem, lá terá de ficar para a próxima...


Este soldado é portador de um par de óculos de época, mostrando o rigor que deve ser a imagem de marca de um recriador histórico.

Aliás, caso aqueles nossos soldados mais renitentes não se resolvam, de uma vez por todas, a arranjar óculos de época (como é o caso do nosso amigo João Pina, que muito gosta de passear de uniforme e com os seus óculos escuros da marca Ray Ban...), vou "obrigá-los" a andar com um par de óculos igual a estes!



Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário