quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Fotos de Época

Caríssimos(as),

Ao contrário daquilo que muitos pensavam, parece afinal que a invenção da fotografia não ocorreu em meados, mas antes no início do séc. XIX!

E para prova deste facto, venho apresentar-vos um conjunto de imagens de garbosos soldados portugueses (com pinta de serem do ano de 1810...), recentemente descobertas numa arca antiga, encontrada num profundo túnel escavado na rocha, situado mesmo por debaixo das muralhas da fortaleza de Almeida.

 


E aqui podemos ver um soldado que era, claramente, polivalente, pois tanto prestava serviço como porta-bandeiras, como prestava serviço como músico, sendo mais um exemplo clássico do chamado "pau para toda a colher". No entanto, a postura deste soldado ao segurar o tambor deixa algumas dúvidas, quanto à respetiva proficiência musical...
 

Esta imagem antiga permite-nos perceber, afinal e ao fim de muitas centenas de anos, de onde veio o Chapéu Chinês (também apelidado de Sistro), que atualmente existe no GRHMA, aqui empunhado por um sargento do Regimento de Artilharia nº 4.


Aqui podemos ver como um sargento de infantaria dava o exemplo aos seus soldados, fazendo serviço de guarda e sentinela, com a baioneta devidamente colocada no seu mosquete e pronto para tudo!


E para contrariar muito preconceitos e ideias pré-concebidas, a respeito do papel das mulheres na guerra e nos combates, aqui temos uma imagem fidedigna do início do séc. XIX alusiva a um soldado do Regimento de Infantaria nº 19, que prova, de uma vez por todas, a valentia das mulheres portuguesas e a importância fundamental que as mesmas tiveram na derrota dos invasores franceses!



Esta imagem é claramente um instantâneo, pois captou o preciso momento em que um soldado português do Regimento de Infantaria nº 23 estava com o dedo no gatilho e se preparava para alvejar um francês (ou para caçar um coelho, para o almoço...).


E por falar em caçadores, aqui podemos ver dois soldados desta arma, que constituíam um exemplo de tropa de elite existente exército português, do início do séc. XIX (embora uns fossem mais exemplares do que outros...).



Todavia, a guerra no início do séc. XIX não se fazia apenas com soldados de infantaria e de artilharia!
E para demonstrar este facto foi igualmente encontrada uma imagem de um bravo soldado de cavalaria portuguesa, no ato de empunhar uma carabina de cavalaria e a preparar-se para entrar em ação.

Mais um instantâneo...claramente.


Este acervo documental não ficaria completo se não ficasse aqui mencionado o experiente arqueólogo fotográfico, que, depois de muitos anos de buscas e de aturadas escavações, encontrou e divulgou ao mundo estas imagens, que foi, como não podia deixar de ser, o nosso amigo Carlos Marques.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário