sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Cerimónia Evocativa do 208.º Aniversário da Batalha do Buçaco (dia 27 de setembro de 2018)


Caríssimos(as),

No próximo dia 27 de setembro de 2018 (quinta-feira), vai realizar-se mais uma cerimónia evocativa da memorável Batalha do Buçaco, ocorrida no dia 27 de setembro de 1810, que constituiu um marco importante e um ponto de viragem na chamada Guerra Peninsular, refletindo um sinal do ressurgimento do Exército e do Povo Português, no sentido da afirmação da sua autonomia e da sua independência.

A Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) recebeu um amável convite proveniente do Exército Português no sentido de colaborar na realização desta cerimónia, conforme já vem sucedendo há vários anos.

Este ano e graças à colaboração das associações culturais que integram a ANP que se mostraram disponíveis (Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e Batalhão de Artilharia do Sobral), está prevista a presença neste evento da maior delegação de recriadores históricos que alguma vez participou no mesmo!

Este é um sinal claro de vitalidade no seio da ANP, que reflete a generosidade e a dedicação dos nossos fantásticos recriadores histórico-militares que, em dia útil semanal e sem receberem qualquer contrapartida,  se mostraram disponíveis para percorrer centenas de quilómetros a partir das mais diversas regiões do nosso país e convergirem para o Terreiro do Monumento da Batalha do Buçaco, a fim de participarem neste evento.

É também importante deixar aqui uma nota e um agradecimento muito especial ao Município de Almeida, ao Município da Lourinhã e ao Município de Sobral de Monte Agraço, pelo permanente apoio e pela colaboração dispensados às referidas associações culturais, designadamente ao nível dos transportes, sem os quais não seria possível uma colaboração na realização deste evento, com esta dimensão.

BEM HAJAM CAMARADAS!

VIVA PORTUGAL!


Pedro Casimiro



2 comentários:

  1. Irá haver recriação da batalha à semelhança do que ocorreu em 2010, ou será somente uma cerimónia evocativa?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em causa apenas a realização da cerimónia evocativa habitualmente promovida pelo Exército. Está também prevista a realização de tiros de salva de mosquetes e de peças de artilharia (do início do séc. XIX e modernas).

      Eliminar