sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Cerimónia Evocativa do 208.º Aniversário da Batalha do Buçaco (27-9-2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

A Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) mostrou que continua habilitada a cumprir a sua missão de colaboração na promoção e na divulgação da História da Portugal!


Na passada quinta-feira e conforme estava previsto, várias dezenas de recriadores históricos integrados no Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e Batalhão de Artilharia do Sobral,  associações culturais que fazem parte da ANP, convergiram para o Terreiro do Monumento do Buçaco, a fim de colaborarem e participarem na cerimónia evocativa habitualmente organizada pelo Exército Português, destinada a evocar quer a memorável Batalha do Buçaco, quer a memória dos soldados e das populações civis que por este acontecimento foram afetados, ou que durante o mesmo perderam a vida.


Este evento contou com a presença do Sr. Chefe do Estado-Maior do Exército, o Sr. General Frederico José Rovisco Duarte, a quem é conhecida e reconhecida uma sensibilidade muito especial, associada à promoção e à preservação da História e das Tradições, quase milenares, do Exército Português.
 

Este ano e pela primeira vez, a Guarda de Honra ao Monumento foi composta exclusivamente por soldados histórico-militares, neste caso pertencentes ao Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.



Graças à generosidade e à dedicação de muitos dos nossos soldados, integrados nas supra referidas associações culturais, foi possível fazer comparecer neste evento a maior delegação de sempre de recriadores histórico-militares portugueses.


Para além de salvas de mosquete, neste evento foi feita uma salva de 21 tiros por uma bateria de artilharia moderna com qual, infelizmente, não tivemos oportunidade de "competir", devido a um imprevisto que impediu a presença da fantástica peça de artilharia de 6 libras do GRHMA.

No entanto, no próximo ano vamos fazer um esforço no sentido de marcar presença neste evento com a nossa bateria de artilharia completa, composta por 4 peças de artilharia!



A presença e colaboração neste evento de múltiplas entidades e autoridades, civis e eclesiásticas, como foi o caso do Município da Mealhada, representado pelo Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Dr. Rui Manuel Leal Marqueiro, contribuíram para dignificar este evento, conferindo-lhe a solenidade que o mesmo merecia.


Autoria das imagens: Manuela Gil e Município da Mealhada.


Pedro Casimiro




1 comentário:

  1. De salientar que todos os elementos do GRHMA se apresentaram nesta Cerimónia Evocativa da Batalha do Buçaco, bem aprumados e com os metais impecáveis. Parabéns pelo vosso brio! Cinco estrelas!

    ResponderEliminar