terça-feira, 16 de outubro de 2018

Comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres: dia 20 de outubro de 2018, em Sobral de Monte Agraço


Caríssimos(as),

No próximo sábado, dia 20 de outubro, vai realizar-se em Sobral de Monte Agraço um importante evento evocativo das famosas Linhas de Torres Vedras, que foram erigidas entre os anos de 1809 e de 1812. Estas linhas traduziram-se numa monumental obra de fortificação militar que teve como objetivo, aliás conseguido, de proteger a capital de Portugal das previsíveis investidas do Exército Imperial Francês.

E foi de facto assinalável a previsão e antecipação feita, no sentido de planear a construção deste fabuloso complexo defensivo logo no final do ano de 1809, pois só deste modo foi efetivamente possível deter o ímpeto do formidável exército comandado por General André Massena, que no mês de julho de 1810 atravessou a fronteira portuguesa junto a Almeida e era muito superior em número (cerca de 65 mil soldados veteranos) e em experiência de combate, ao Exército Luso-inglês (de cerca de 50 mil soldados), na altura comandado pelo General Arthur Wellesley (Duke de Wellington).

E nada melhor do que um conjunto de fortificações formidáveis, para contrariar um exército formidável, como o eram quase todos os exércitos franceses desta época!

É um facto que, em 1810, o General André Massena chegou a entrar e a conquistar a localidade portuguesa de Sobral de Monte Agraço. Todavia, nessa altura já todos os respetivos habitantes tinha abandonado as suas habitações. 

Abandonado, mas não fugido!

Na verdade, nesta data não só já a maior parte dos homens de Sobral tinham pegado em armas, como também já tinham sido criadas companhias de artilharia, integradas nas Milicias, para defesa dos fortes e redutos integrados nesta linha defensiva, o que foi feito com sucesso, pesem embora as inúmeras TENTATIVAS dos franceses para as ultrapassar.

E agora, passados cerca de 200 anos, é a vez dos sobralenses do séc. XIX pegarem novamente em armas, desta vez para "defenderem" o seu património histórico-cultural e a memória dos seus valorosos antepassados, mostrando que ainda existem homens e mulheres valentes em Sobral de Monte Agraço.

E os melhores exemplos dessa valentia pode ser encontrado na Guerrilha de Montagraço e nos nossos camaradas do Batalhão de Artilharia do Sobral, que é o mais recente grupo de recriação histórica integrado na Associação Napoleónica Portuguesa, e que já dá cartas ao nível do manuseamento de peças de artilharia, em combates histórico-militares!

 


Pedro Casimiro

 

Sem comentários:

Enviar um comentário