segunda-feira, 22 de outubro de 2018

"Los Sitios de Astorga - 3 Naciones" (dias 13 e 14 de outubro de 2018) - Reportagem fotográfica (1)



Caríssimos(as),

Concluída recentemente a brilhante participação do GRHMA no fantástico evento "Los Sítios de Astorga 3 Naciones", é tempo de fazer o habitual balanço, tendo por referência o facto de que este terá sido, provavelmente, o evento realizado no estrangeiro que teve a maior adesão e participação de sempre, por parte dos nossos elementos civis e militares

E este facto é revelador da continuada motivação e generosidade dos nossos elementos, no sentido de uma permanente contribuição para a promoção deste nosso património histórico-cultural, tanto mais que teve lugar num ano em que tem havido uma sucessão de eventos que têm exigido um considerável esforço aos associados(as) do GRHMA.

Bem Hajam Camaradas!



Um, entre muitos outros, dos pontos altos deste evento, foi o deslumbrante baile oitocentista, organizado sob a égide do Ayuntamiento de Astorga, que teve lugar no Casino de Astorga e que permitiu às nossas elegantes damas e os nossos ágeis soldados fazerem uma demonstração pública das suas qualidades artísticas, ao nível para recriação e participação em danças típicas do início do século XIX.


Como não podia deixar de ser, o nosso amigo D. Arsenio García Fuertes, Exmo Alcalde do Ayuntamiento de Astorga e recriador histórico com muitos anos de experiência, marcou e ilustrou com a sua presença este evento.

São devidos agradecimentos muitos especiais pelo acolhimento e por todas as atenções dispensadas pelo Ayuntamiento de Astorga aos elementos do GRHMA presentes neste evento!


A nossa amiga Doña Silvia Cobos Carracedo, Exma Concejala de Turismo do Ayuntamiento de Astorga, também compareceu neste evento, onde deslumbrou todos os presentes com o seu encanto e com a sua elegância.

Para além disso, foram precisos apenas alguns minutos de prática para que a Doña Silvia demonstrasse ter um talento natural para participar nas danças oitocentistas.

Nota 10 Silvia!

 

Outra presença de peso neste evento foi Sua Magestade Imperial, Napoleão I!

Em segundo plano na imagem, podemos ver o nosso sargento Augusto Cabral, que porventura terá sido destacado como guarda-costas do Sr. Imperador, especificamente para este evento...


E aqui temos as elegantíssimas damas do GRHMA, em preparação para o início de outra dança!


E aqui temos os nossos amigos Raphael e Bia que, depois de algumas "tribulações", ainda conseguiram chegar a tempo de participar em algumas danças.


As nossas encantadoras amigas Paula e Manuela também participaram no baile oitocentista, onde tiveram oportunidade para ensinar alguns passos mais exigentes, aos dançarinos que tinham dois "pés esquerdos"...


Mas, apesar de tudo, ainda houve tempo para algum repouso, nos excelentes sofás existentes no salão de baile.

Aliás, uma das preocupações principais do Comando do GRHMA, antes do baile, foi o de tentar garantir que os nossos elementos civis e militares pudessem usufruir de algum descanso, tendo em conta que o período da tarde desse mesmo dia tinha sido muito exigente, com a participação num combate histórico-militar com a duração de cerca de 3 horas.

No entanto, tais preocupações revelaram-se totalmente infundadas.

Na verdade, mal soaram os primeiros acordes musicais, os nossos elementos civis e militares imediatamente deslizaram com toda a agilidade pelo salão dança e ninguém diria que, apenas algumas horas antes, muitos deles tinham afirmado que não aguentavam dar nem mais um passo...


É caso para dizer que a música possui realmente propriedades milagrosas!



Autoria das imagens: Carlos Marques e Armando Rui.



Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário